Use os testes vocacionais a seu favor

Postado por Admincursos | 28 de fevereiro de 2013 | Deixe aqui seru comentário

Eles ajudam a dar um norte profissional que pode lhe dar mais segurança na hora da escolha da carreira

Não adianta mais adiar: o ano começou. Se você está formado no ensino médio ou está parado há muito tempo nos estudos e tem como objetivo cursar uma faculdade, este é um bom momento para se pensar sobre o assunto. Às vezes, adiamos muitas coisas nas nossas vidas, especialmente se forem por motivações econômicas. Já se foi o tempo em que fazer uma graduação era barata. Mesmo para aqueles que projetam uma universidade federal, a meta é estudar muito e até cogitar um breve isolamento para brigar com dezenas de concorrentes.

Mas nem sempre o aperto financeiro é a principal causa geradora de uma reflexão que chega a ser cansativa sobre cursar o ensino superior ou não. Há muitas pessoas que empacam por não saber qual é a profissão certa. O dilema da escolha profissional faz parte do processo de crescimento pessoal, pois é uma tomada de decisão importante e ela se refletirá praticamente por toda a vida. Por isso, pensar sobre esse assunto pelo tempo que for necessário nunca é demais.

Futuros vestibulandos e até mesmo os já acostumados com a tarefa não hesitam em consultar os famosos testes vocacionais. Alguns são enganosos, mas outros realmente se aproximam das suas afinidades e contribuem para lhe guiar à área de atuação que tem mais a ver com você. Se já possui uma carreira em mente, faça uma pesquisa sobre a profissão, descubra outras áreas de atuação dentro da que foi escolhida. A partir do resultado do teste vocacional, você saberá ou não se a escolha profissional é realmente a correta.

Para não cair em outras armadilhas, agarre essas dicas:

• Delimite as profissões que lhe interessa e pesquise tudo sobre elas;

• Perceba no cotidiano se você se interessa pelas áreas de exatas, humanas, biológicas ou se tem uma pegada mais artística;

• Converse com outras pessoas da sua área de interesse;

Não tenha vergonha de pesquisar sobre os testes vocacionais. Há universidades que oferecem o serviço de forma gratuita. A realização profissional é um dos pontos mais desejados pelas pessoas, pois parte da ideia de ter qualidade de vida, estabilidade e prazer no que faz. Por isso, coloque-se em primeiro lugar na hora de decidir o que quer cursar e não seja influenciado. Se você gosta de redes sociais, não caia no gosto dos pais em fazer Direito, pois a frustração é a primeira coisa que será encontrada no percurso do sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *