O trabalho do Departamento Pessoal

Postado por Admincursos | 4 de abril de 2013 | Deixe aqui seru comentário

O trabalho do Departamento Pessoal

Ao contrário do Recursos Humanos, essa área engloba assuntos mais burocráticos

Muito se pergunta sobre a rotina de quem trabalha na área de Departamento Pessoal. De um ponto de vista geral, a função do profissional é fazer a administração e a intermediação no que condiz ao empregador e ao colaborador. Empresas que contam com o auxílio desses profissionais contribuem para o crescimento dos funcionários. Dessa forma, todos os envolvidos são valorizados por meio de oportunidades que favorecem a vida social dos funcionários.

É por meio do Departamento Pessoal que as críticas ou sugestões dentro da empresa são levantadas. Nem todo mundo consegue falar com o chefe, não é mesmo? Dessa forma, a rotina desse profissional é bastante dinâmica, ainda mais se o trabalho for exercido em uma empresa grande, que exige um pouco mais de atenção e cautela.

A responsabilidade do Departamento Pessoal vai além de recrutar novos colaboradores, pois, quem atua na área, também ajuda a expansão da empresa ao organizá-la e ao gerar novas oportunidades de emprego.

Os setores do Departamento Pessoal

Por se tratar de uma área que tem novidades todos os dias, quem pretende atuar com Departamento Pessoal poderá assumir as seguintes responsabilidades:

Recrutamento, seleção e treinamento: busca de colaboradores para atender à demanda da empresa;

• Admissão, contrato de trabalho e registro: recolhe todos os documentos necessários para o registro do novo funcionário;

• Exigências legais: cuida da documentação que visa o bom funcionamento do empreendimento;

• Quadro de horário: controle de horário de ponto dos funcionários;

• Benefícios ao colaborador: registro de plano de saúde, vale-transporte, etc;

• Dissídios de trabalho: revisões salariais que competem aos empregados.

A capacitação de pessoas que querem trabalhar com Departamento Pessoal não depende tanto de uma graduação, mas nada impede que você possa ter uma. Afinal, é um diferencial no currículo. Há também cursos técnicos, que podem até valer mais a pena para quem tem certa urgência, por causa da curta duração em comparação a um curso de faculdade.

Departamento Pessoal tem a ver com Recursos Humanos? Tem sim, pois ambas se complementam. Porém, a área de DP maneja assuntos mais burocráticos, relacionados às regras e aos padrões que atendem às normas trabalhistas.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *