O que faz o gestor de pessoas?

Postado por Admincursos | 8 de julho de 2013 | Deixe aqui seu comentário

O que faz o gestor de pessoas?

Essa área também está atrelada a de Departamento Pessoal e a de Recursos Humanos

A área de Departamento Pessoal é um segmento que nunca sai de moda e todas as empresas precisam de uma equipe que seja capaz de gerir os funcionários. Há pessoas que gostam tanto desse segmento que vão muito além e focam no domínio da área de Gestão de Pessoas que requer preparo, paciência e muita força de vontade para deixar os membros da equipe engajados nas tarefas. É por meio desse gestor que o ambiente de trabalho passará por um pente fino, de maneira que ele fique harmonioso para todo mundo.

As pessoas se diferem em personalidade e em comportamento, um desafio diário para quem é responsável por coordená-las. Dessa forma, o gestor de pessoas exercerá o papel fundamental de líder com base em metas que atendam todos os componentes da empresa para que tenham um tratamento justo. Essa área de gestão está bem ligada a de Recursos Humanos, segmento bastante valorizado e procurado por empresas de médio a grande porte. Isso quer dizer que em Gestão de Pessoas há também a responsabilidade de recrutamento.

Sem contar o planejamento para trazer melhorias ao ambiente de trabalho. Parte desse profissional o entendimento dos funcionários e do quanto eles podem contribuir para a empresa. Gestores que prezam relações bem intrínsecas necessitam de um RH bem organizado para alinhar as atividades e as necessidades do empreendimento. Dentro desse pacote, há o compromisso de administrar e de gerir o capital humano, ação que também faz parte da rotina do profissional de Departamento Pessoal.

A Gestão de Pessoas também pede que o profissional compreenda as burocracias de contratação, por exemplo, como também a disseminação da cultura organizacional.

O desafio da área de Gestão de Pessoas

O gestor precisa administrar as pessoas de maneira que elas mantenham o bom desempenho dentro da empresa. Afinal, são elas que trarão os resultados que influenciam nos lucros. Assim, parte da área de Gestão de Pessoas encontrar novos líderes, contribuir para a capacitação daqueles que já estão há anos no empreendimento e proporcionar dinâmicas que os ensinem a se relacionar com os clientes.

Para ingressar na profissão, pode-se fazer um curso técnico em Recursos Humanos ou em Departamento Pessoal. Para quem é graduado, a especialização é chamada de Gestão de Pessoas e Liderança.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Receba gratuitamente nosso Glossário de Termos da Área Administrativa

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *