Recrutamento e seleção de pessoas

Postado por Admincursos | 26 de agosto de 2013 | Deixe aqui seru comentário

Saiba quais são as principais funções do profissional dessa área e como se qualificar para atuar nela

A área de Departamento Pessoal engloba diferentes funções e, dentre elas, está o recrutamento e seleção. Claro que quem é responsável em escolher os novos colaboradores da empresa precisa focar na área de atuação do segmento dela e ter um olho clínico para analisar o comportamento do entrevistado. Aqueles que trabalham nessa área buscam mão de obra qualificada, aplicam e aprimoram técnicas de seleção.

A responsabilidade daqueles que atuam com recrutamento e seleção não se resume apenas na análise do entrevistado com base no currículo para depois contratá-lo. A fase da entrevista é primordial, bem como o uso de ferramentas que possibilitem a avaliação do candidato. Afinal, ninguém se conhece o bastante no primeiro contato e uma conversa é mais que bem-vinda, já que a primeira impressão é a que fica. Assim, por meio de análises e de conversas, o recrutador seleciona aqueles qualificados para ocupar os cargos da empresa.

Recrutamento e seleção: escolhendo o novo colaborador

Não é novidade que a área de recrutamento e seleção busca por aqueles que têm mais a ver com a vaga e com o ambiente de trabalho da empresa. O currículo é muito importante, claro, pois facilita a vida do recrutador e dá uma visão parcial de quem é o entrevistado e o que ele já fez profissionalmente. Porém, o contato é decisório na hora da contratação. Aquele que entrevista ficará de olho na linguagem corporal e nas expectativas do que o entrevistado espera alcançar na empresa. Sem contar que ele checará possíveis mentirinhas.

Na maioria dos casos, o novo colaborador é escolhido pela área de recrutamento e seleção com base em características pessoais, conhecimento rico da profissão da qual ele é especializado e habilidades interessantes que o destaque dos concorrentes quanto às atividades extracurriculares.

O que a área de recrutamento e seleção faz?

Aqueles que trabalham com recrutamento e seleção são responsáveis por anunciar as vagas, selecionar os candidatos com mais competências e entrevistá-los. Dessa forma, ele reconhece se o entrevistado está apto ou não para ocupar a vaga. Sem contar que parte dessa área, ligada ao Departamento Pessoal ou ao Recursos Humanos, a iniciativa de criar diferenciais como dinâmicas de grupo e testes de conhecimento, não só na hora de recrutar, como também para obter um ambiente de interação dentro da empresa.

Essa área é bastante ampla e cheia de novidades. Para você que está a fim de se qualificar ou já atua na área de Departamento Pessoal e quer ter um diferencial, fazer um curso online de recrutamento e seleção pode ser o que falta para dar um up no currículo. Muitas empresas precisam de uma equipe bem articulada nessa área, que possa assumir a responsabilidade pelos novos e antigos colaboradores, e ter o feeling para contratar a pessoa certa. Tudo isso com base na política, na cultura e nas regras do empreendimento.

Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Recrutamento e Seleção?

O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.

Matricule-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *