Segurança do Trabalho: o que faz esse profissional?

Postado por Admincursos | 2 de setembro de 2013 | Deixe aqui seru comentário

Ele atua com ações estratégicas, processos operacionais e medidas de proteção de empreendimentos

Atualmente, a área de Segurança do Trabalho está bastante valorizada. Grandes empresas buscam apoio desses profissionais para que eles mantenham a harmonia entre gestores e colaboradores para que todos se sintam seguros para executar as tarefas da rotina. É verdade que o segmento que mais procura esse profissional é o industrial, mas negócios de pequeno a grande porte não pensam duas vezes em consultá-lo para manter a integridade do empreendimento e para obter conselhos que minimizem acidentes e doenças.

No começo, a área de Segurança do Trabalho era vista com o único propósito de prevenir acidentes. Com a modernização de empresas e de indústrias, o papel desse profissional se ampliou. Assim, ele ganhou novas funções, como a responsabilidade de prevenir doenças ocupacionais, especialmente entre aqueles que vivem expostos a substâncias químicas que podem afetar a saúde e a execução das atividades. Além disso, ele também contribui com o desenvolvimento, a produção, a construção e a operação de tarefas nas empresas.

Os gestores estão cada vez mais conscientes da importância de manter os colaboradores seguros. Daí, entra em cena o profissionalizado em Segurança do Trabalho para ajudar a proteger a vida do trabalhador. Além disso, parte dele fazer inspeções e laudos técnicos, e organizar programas de prevenção para que todas as atividades transcorram com tranquilidade. Aqueles que já estão no mercado, podem investir na vida de palestrante na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), por exemplo.

A empregabilidade em Segurança do Trabalho

A engenharia é outro segmento que necessita do profissional especializado em Segurança do Trabalho, pois ele atuará com ações estratégicas para impulsionar os processos operacionais. Sem contar que ele pode exercer o papel de consultor em empresas privadas e em órgãos públicos de maneira a orientar os responsáveis, apontar as problemáticas e propor medidas de controle.

Para se preparar para o mercado, muitos recorrem aos cursos de Segurança do Trabalho que servem de apoio, pois é por meio deles que se aprenderá a elaborar mapas de risco, planos de proteção e de prevenção, além de saber mais sobre quais trâmites são necessários para realizar uma melhor inspeção. Com a chegada dos eventos esportivos no Brasil, muitas empresas abrirão vagas para quem tem especialização nessa área.

Fique ciente que o processo seletivo em multinacionais é um pouco mais exigente, pois o inglês é o diferencial exigido. O profissional de Segurança do Trabalho é bastante valorizado e a legislação brasileira pontua como obrigatório a presença dele nas empresas.

Por ter tamanha amplitude de empregabilidade, aquele que se interessa por essa carreira terá grandes chances de conseguir uma oportunidade, por ser uma área em constante crescimento.

Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Segurança do Trabalho?

O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.

Matricule-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *