A importância de ler e escrever

Postado por Admincursos | 3 de fevereiro de 2014 | Deixe aqui seru comentário

A importância de ler e escrever

Saiba como unir essas duas tarefas que contribuem também no âmbito profissional

Ler e escrever são detalhes que muitos ainda veem como desimportantes na vida profissional. Ter o hábito de leitura pode ser difícil para algumas pessoas por causa da falta de costume (ou de tempo) para parar e curtir um novo universo longe das preocupações rotineiras. Além de ativar a nossa imaginação, ler também nos ajuda a melhorar as habilidades na hora de construir um texto bem estruturado e condizente. Em ambientes como escritórios e agências, os colaboradores precisam ter bom desenvolvimento textual.

Sem contar que a leitura propicia o crescimento do vocabulário. É bem verdade que uma pessoa que lê bastante possui mais facilidade em escrever. Claro que não é regra ler 1 livro por semana, mas é importante ir devagar, tirando um tempinho para ler um capítulo ou para conferir uma matéria em portais de notícias ou ler um blog favorito. Fazer isso é um meio de capturar estilos textuais. A partir do momento em que se lê é possível ter uma maior difusão de ideias e de informações que passam com facilidade para o papel.

Muitas escolas inspiram os alunos a lerem e a escreverem, mas, depois que essa fase passa, os pais ou os responsáveis precisam continuar a estimular o hábito da leitura e da escrita. Uma redação por semana ajuda a estimular a criatividade e a autoexpressão. Isso evita aquela dificuldade de organizar as ideias, especialmente em momentos de tensão como em vestibulares ou na hora de criar algum relatório. Por isso, é importante considerar os seguintes tópicos para fazer um bom texto:

• Questione sobre o assunto: é essa pergunta que você deverá responder ao longo do texto. No caso do vestibular, a questão é levantada com auxílio do tema;

• Introdução, desenvolvimento e conclusão: a maioria dos textos dissertativos exige essa estrutura, o que torna a construção textual pontual e concisa, não dando brecha para encheção de linguiça.

• Releia e reformule: o primeiro rascunho é onde as ideias saem de uma vez, descoordenadas, deixando o texto, por vezes, confuso. Crie o hábito de relê-lo quantas vezes for preciso e consulte o dicionário caso sentir que uma palavra está escrita errada. Se você é vestibulando e não tem certeza se um termo está correto, prefira não usá-lo, só por garantia.

Em tempo de final de férias, não é desculpa para ninguém ignorar o universo da leitura e não investir mais tempo na escrita.

Quer ganhar mais confiança ao se dedicar na Escrita e Redação?

O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.

Matricule-se já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *