5 Dicas para escrever uma boa redação

Postado por Admincursos | 6 de outubro de 2014 | Deixe aqui seru comentário

5 Dicas para escrever uma boa redação

A famosa redação do vestibular é muito temida pelos estudantes, não tem jeito: chega na hora da prova e toda a sua inspiração sai correndo. Mas, não é por menos: São vários meses de preparação para este momento e um sentimento de frustração pode ser bastante comum. Por isso é importante manter a calma, contar até 10, lembrar-se dessas dicas e ir em frente.

Primeiramente é importante lembrar que deve ser utilizado o português na norma culta, nada de internetês. E capriche na caligrafia, pois não adianta um texto muito bom se o examinador não entende o que está escrito. E se lhe sobrar um tempo para você escrever um rascunho, aproveite!

1 – Fique atento ao tema

Essa dica é fundamental porque vai nortear toda a sua linha de raciocínio. Fugir do tema da redação significa envergar por um pensamento totalmente fora da tarefa proposta e, claro, perder vários pontos fundamentais para você que almeja aquela vaga na universidade.

Vale ler várias vezes o enunciado, pegar um papel e escrever algumas palavras-chave que possam ter a ver com o tema. Isso pode lhe ajudar a começar a construir um raciocínio sobre o tema.

 

2 – Introdução

Pense muito bem antes de começar a escrever. A introdução é fundamental para seduzir o leitor – ou a banca examinadora – a se prender ao seu texto. O parágrafo introdutório é a abertura e o gancho para o próximo passo.

 

3 – Desenvolvimento

Este é o momento de convencer a banca examinadora de que você conhece e domina o assunto. Tudo o que você tiver de ideias e argumentos consistentes, você deve escrever no desenvolvimento da redação. Pontue intenções, exemplifique, de maneira a deixar a sua ideia muito clara para quem a lê. Só tome cuidado para não deixar os parágrafos muito longos, pois além de você se perder na ideia do texto, pode cansar o leitor e isso é o que menos você quer, certo?

 

4 – Conclusão

Hora de fechar o texto em grande estilo. Este parágrafo não pode ser vago e sem propósitos, por isso este é o momento de chegar a algum propósito, relevar seu posicionamento, finalizar as argumentações. Mas é importante frisar que usar “na minha opinião” ou “eu acho que” é redundante e deve ser evitado, assim como usar   “concluo que”, “finalizando”, “resumindo” ao final do texto.

 

5 – Treino

Enquanto o grande dia não chega, vale ler bastante e praticar muito a escrita. Desta maneira encarar a temida prova de vestibular será mais fácil.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você a se preparar para a universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *