Maneiras de economizar água

Postado por Admincursos | 27 de outubro de 2014 | Deixe aqui seru comentário

Maneiras de economizar água

Não é por que 75% da superfície da Terra ser composta por água que não é preciso economizar. Faz bem para o planeta e para o bolso, pois a cada dia que passa a conta fica mais cara. Conheça algumas dicas simples para evitar o desperdício e a surpresa na conta. 

Economizar água é algo importante e de necessidade em todo o planeta, principalmente porque o desperdício começa na rede e distribuição, com os canos velhos e desgastados. Estima-se que a cada 100 litros da água que sai dos reservatórios somente 64 litros chega à casa dos brasileiros. Os cuidados devem começar com a torneira, que deve estar sempre fechada quando estiver escovando os dentes ou se ensaboando. Adotando essas medidas, uma pessoa pode economizar quase 2 milhões de litros ao longo de sua vida. Para se ter uma ideia, se todos os brasileiros fizessem o mesmo a água economizada no período de um mês equivale ao volume de um dia e meio das Cataratas do Iguaçu.

Feche sempre a torneira e verifique se não ficou pingando, pois eles podem representar um desperdício de 16 mil litros de água limpa e tratada. Ao longo de um ano, esse o valor que desce pelo ralo é de R$ 1.200 referente a conta de água. O mesmo vale para vazamentos e canos furados, que desperdiçam muita água se não forem devidamente conservados. Deixe sempre as torneiras fechadas e tape os furos que possam vir a surgir, mesmo que tenha de chamar um profissional. Caso todas as torneiras tiverem fechadas e ainda sim o marcador do hidrômetro estiver girando mantenha o registro fechado até consertar os vazamentos.

Algumas medidas simples no uso também funcionam, como evitar limpar a casa ou calçada lavando o chão, jogando água. O ideal é varrer ou passar um pão, pois a “vassoura hidráulica” pode desperdiçar 280 litros em apenas 15 minutos. Se tiver que jogar água, dê preferência ao balde e se possível de água reutilizada da máquina de lavar ou tanquinho. Ao lavar as louças, limpe antes os restos de comida dos pratos e panelas, assim fica mais fácil de lavar e economiza água. Todo mundo sabe que banhos demorados consomem mais água, mas talvez você não saiba que se o brasileiro diminuísse 1 minuto do banho, a economia seria de 13,4 bilhões de litros por mês.

Quando for lavar a roupa, o ideal é acumular algumas e só então ligar a máquina. Se você for ainda mais ecológico, pode colocar um balde próximo ao chuveiro na hora do banho e coletar a água, que pode ser usada para deixar a roupa suja dentro e tirar a sujeira mais grossa. Quem tem carro pode evitar lavá-lo sempre, principalmente nos período de escassez. Opte pelos serviços de lavagem de carros ecológicas, que utilizam apenas 5% da água de uma lavagem convencional. Evite também jogar o lixo em vaso sanitário ou na rua, pois ele ambos podem parar nos cursos d’água da cidade e, quanto mais suja ela estiver, mais difícil será de tratá-la para consumir novamente.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você cuidar do meio ambiente. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *