Como usar sessão, cessão ou seção

Postado por Admincursos | 22 de janeiro de 2015 | Deixe aqui seru comentário

Como usar sessão, cessão ou seção

Na língua portuguesa existem palavras homófonas, que possuem o mesmo som, mas a escrita e o significado é diferente. Nesse caso entram as palavras sessão, cessão e seção. Para utilizar cada uma dessas palavras corretamente, é necessário saber como e quando utilizá-las. Veja a seguir o significado e exemplos de como usar as palavras cessão, seção ou sessão.

Sessão é uma palavra que se refere a um espetáculo, um show, uma exibição de um artista ou apenas um filme no cinema. Além disso, sessão pode estar relacionada a uma consulta ou auditoria. Por isso, essa palavra é corretamente utilizada nos seguintes exemplos: a sessão de cinema foi ótima, mas a sessão do teatro atrasou. Quando fui ao psicólogo, não gostei da sessão de hoje. A sessão da Câmara dos Deputados foi interessante.

Cessão é a palavra mais fácil de utilizar, pois ela está relacionada ao verbo ceder que também começa com a letra “C”. Por isso, não há como errar, pois sempre que a intenção for ceder algo, cessão será a palavra correta a ser usada. Veja os exemplos: com relação a cessão de suas terras, tenho novidades sobre o processo. A loja fez a cessão dos materiais para serem vendidos na grande promoção. Houve a cessão de direitos autorias para que a música fosse gravada.

Seção é a palavra que mais causa erros no momento da escrita. Entretanto, com um pouco de atenção esse erro pode ser evitado, pois ela é uma simples palavra e facilmente empregada em frases. Primeiramente é necessário entender que seção e secção são sinônimos, ambos significam repartir algo, ou seja, separar. Além disso, seção pode significar uma ação referente a uma repartição pública ou departamento. Veja os exemplos em que é possível inserir o termo seção corretamente: as regras gramaticais são complexas, mas estudando é possível, clique na sessão de gramática e estude bastante. Cada seção desse departamento irá agir de uma determinada maneira. Você já foi à seção eleitoral votar? Vá até a seção de frutas no supermercado e compre algumas maçãs e laranjas.

Portanto, para saber usar corretamente as palavras basta analisar o significado e verificar qual será a real ideia transmitida no contexto da frase. Assim, os erros mais comuns serão sanados com facilidade. Estude mais sobre o emprego dessas e outras palavras para que o conhecimento seja o maior possível. Bons estudos!

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *