Ética e Moral

Postado por Admincursos | 15 de janeiro de 2015 | Deixe aqui seru comentário

Ética e Moral

A ética agrega os conhecimentos extraídos da análise do comportamento do homem e, a partir daí, tenta explicar o que significam as regras morais usando uma análise fundamentada, científica e racional. Já a definição de moral é diferente. A moral define um conjunto de regras que são aplicadas diariamente por qualquer cidadão. Ou seja, são essas regras que levam o individuo a dizer se uma determinada ação é moral ou imoral.

Se pretendermos simplificar ainda mais, podemos dizer que a ética influencia as regras de conduta de uma sociedade, enquanto a moral influencia as regras de conduta de cada um, ou seja, de cada individuo. É também a moral que define um padrão de comportamento individual e que, de uma forma simples, diz o que é ou não correto, diz o que é ou não incorreto. Por seu turno, a ética refere um aglomerado de leis que definem as práticas, ou mesmo as comportamentos, quer de uma sociedade quer um grupo de pessoas mais ou menos extenso.

Há, no entanto, alguns pontos de convergência entre ética e moral. Ambas constituem formas de agir e também os nossos costumes, ditando depois a sua validade em termos de correção ou incorreção. A partir daí vem a separação de cada um dos conceitos. Enquanto que a moral dita e define as normas, e por conseguinte, também os critérios de atuação. A ética pega nessa ingrediente e fundamenta-o de forma racional.

Num contexto mais social, aquilo que se pode dizer é que a moral vale-se do convívio gerado, e a partir daí descodificar o que é ou não bom para a população. Depois, entra em campo a ética, que vai analisar e tentar compreender o que se passou, e a partir daí gerar uma explicação teórica, racional e concreta. Em termos de contextualização histórica, é importante dizer que a moral sempre existiu ao lado do ser humano pois, dependendo do contexto onde vive, o ser humano sempre foi capaz de discernir o bem do mal. A definição de ética, que exige uma maior cultura, cresceu com os valores da antiga Grécia, e terá surgido a partir do filósofo Sócrates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *