Como usar: Vírgulas, Aspas e Parágrafos

Postado por Admincursos | 10 de setembro de 2015 | Deixe aqui seru comentário

Como usar: Vírgulas, Aspas e Parágrafos

Saiba como usar corretamente o português em escrita e redação e ganhe mais destaque no mercado de trabalho.

Enquanto a maioria das crianças quebra a cabeça nas carteiras escolares para aprender todas as regrinhas, conjugações verbais e concordâncias nas aulas de Português, muito adulto sua frio toda vez que precisa escrever um texto importante. A quinta língua mais falada do planeta não é nenhum bicho de sete cabeças – mas a verdade é que, mesmo para quem é nativo, tudo depende do grau de dedicação para exibir um português correto e que pode fazer a diferença entre uma contratação ou um promoção para um cargo de chefia. O português é hoje falado por cerca de 250 milhões de pessoas, 80% delas brasileiras, mas quantas que você conhece realmente sabe empregar as regras de pontuação, por exemplo? Coisas relativamente simples – como usar vírgulas, aspas e parágrafos corretamente – são muito valorizadas no mercado de trabalho na hora de realizar um vestibular, em qualquer área. Por isso, vale a pena prestar atenção nessas dicas para a hora de escrever.

Antes de mais nada, você deve entender que a pontuação serve para recuperar recursos específicos da linguagem falada, como pausas e entonações. Veja o caso da vírgula, por exemplo: a regra comum afirma que ela deve ser usada para indicar uma pausa, aquela respiração no meio da frase. O problema é que cada um fala de um jeito diferente, faz pausas diferentes. Então o melhor é você se guiar por 4 regrinhas básicas.

1. Use a vírgula para separar itens que podem ser listados. Quando os dois últimos da lista estiverem separados por “e”, na regra geral não se deve usar vírgula (sim, há uma exceção): “Levem lápis, caneta, borracha e caneta azul para a prova”.

2. Use a vírgula para explicações que estão no meio da frase, como “Maria, a menina dos salgadinhos, não apareceu hoje”.

3. Use a vírgula ara separar, tempo, lugar ou modo que vier no início da frase: “Lá fora, chove tanto que as ruas estão inundadas”.

4. Use a vírgula para separar orações independentes. Elas são aquelas que fazem sentido mesmo se estiverem fora do texto: “Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas, demorou o olhar em Mana Maria. (A. de Alcântara Machado). Cada vírgula separa uma oração independente.

Da mesma forma, saber usar corretamente as aspas também é importante. Há 5 ocasiões em que elas devem ser usadas:

1. Para abrir e fechar citações: “A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento” (Platão).

2. Para destacar palavra ou expressão fora do contexto ou exprimir ironia: “Ela se deu “super” bem na prova!”

3. Para gírias, neologismos, arcaísmos ou expressões populares: “Ele é “descolado”, consegue tudo o que quer”.

4. Para marcar estrangeirismo sem itálico: “O “back up” deve ser feito todo final de expediente”.

5. Para delimitar o título de uma obra (livro, filme etc): “O Morro dos Ventos Uivantes”.

Há ainda um outro elemento crucial na produção de um bom texto escrito: o parágrafo. Ele é um conjunto de frases que formam uma sequência com lógica, com sentido. Oralmente ele é marcado por uma pausa um pouco mais longa na fala, na escrita ele é marcado por um espaço antes da primeira palavra ou pela marcação “§”, um símbolo que caiu em desuso mas que ainda é utilizado em alguns documentos oficiais e na elaboração de leis. Cada parágrafo deve ter um tópico frasal, que é o que vai nortear o sentido daquele conjunto de frases, ou seja, cada parágrafo deve expressar uma ideia, que juntas formarão o texto. Eles devem se organizados de forma lógica para que o assunto do texto seja apresentado com coerência, seguindo uma sequência lógica de desenvolvimento.

Uma boa forma de entender mais sobre essas e outras pontuações é fazendo um curso rápido online de Escrita e Redação, que apresenta esta e outras questões de um jeito simples e de rápida compreensão. Você faz onde e quando quiser ou puder, recebe um certificado de conclusão e se destaca entre a concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *