Vantagens e Desvantagens da Dinâmica em Grupo

Postado por Admincursos | 3 de março de 2016 | Deixe aqui seru comentário

Vantagens e Desvantagens da Dinâmica em Grupo

Conheça as principais vantagens e desvantagens da dinâmica.

Hoje em dia, com a globalização e os avanços constantes da internet, os relacionamentos estão cada vez mais estreitos e a comunicação está perdendo sua força diante do cenário on-line. Ao mesmo tempo que isso vem acontecendo, as empresas estão tendo que driblar a crise e o empreendedorismo é a palavra da vez. Dentro de uma empresa, já é sabido que, após a seleção do currículo, a Dinâmica de Grupo é uma das fases mais importantes em um processo seletivo. Esse é certamente um dos períodos de maior aflição para os candidatos, principalmente para aqueles mais tímidos e introspectivos. No entanto, para a empresa, essas atividades em grupo são o momento ideal para descobrir as habilidades do profissional e confirmar se ele possui capacitação e jogo de cintura para conquistar e exercer a vaga desejada.

As dinâmicas de grupo são utilizadas em seleção de estágios e para trainees. O que o empregador busca enxergar nesses processos é a interação que a pessoa consegue ter com os outros candidatos e através daí é possível analisar sua assertividade, sinais de liderança, capacidade de agir em equipe, entre outras coisas importantes que dependerão exclusivamente do perfil desejado para a vaga em questão.

Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens da dinâmica:

Vantagens

1. Oferece a chance dos profissionais se conhecerem, trocarem ideias e ampliarem seu networking;

2. Por durar períodos longos, a dinâmica em grupo visa conhecer quem é o verdadeiro profissional que está ali, uma vez que ele não pode se comportar de maneira trainada por muito tempo. A essência da pessoa chegará cedo ou tarde e o empregador terá a noção de como ela verdadeiramente é;

3. Possibilita ao profissional demonstrar seu modo de interagir com os demais candidatos;

4. Nas entrevistas individuais geralmente o profissional não tem chances de expressar suas opiniões e exteriorizar senso de liderança, capacidade de agir em situações de estresse, criatividade e noção de empreendedorismo, entre outras coisas.

Desvantagens

1. Muitas empresas explicam superficialmente sobre a dinâmica e depois não retornam com feedbacks. Isso não contribui para o aprendizado do candidato.

2. Quem é muito tímido, em geral, tem muita dificuldade de se expressar em público e isso pode comprometer o modo como o profissional expõe suas ideias e contribuir para a perda da vaga. Caberá ao empregador saber como identificar quais as qualificações e reais posturas de seus candidatos.

3. Se muitas pessoas participam de uma mesma dinâmica provavelmente será muito difícil de observar o comportamento de todos de uma vez. O ideal é formar grupos com determinados números de pessoas, de modo que o empregador possa avaliar cada aspecto de suas análises e dar atenção a todos.

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