Como redigir um texto te ajuda na carreira

Postado por Admincursos | 8 de setembro de 2016 | Deixe aqui seru comentário

Como redigir um texto te ajuda na carreira

A forma de escrita e a qualidade de um texto dizem muito sobre seu comportamento, sendo muito importantes para uma carreira de sucesso

Existem diversas situações no trabalho em que é necessária a redação de um texto, como para entrar em contato com um fornecedor ou parceiro, para comunicar alguma insatisfação ao chefe ou para tirar alguma dúvida com o departamento de Recursos Humanos, por exemplo.
É muito importante que os textos sejam bem redigidos, causando assim uma boa impressão. Para isso, é necessário tomar alguns cuidados na hora da escrita, para garantir a compreensão do que estiver sendo solicitado.

1. Cuidado com a ortografia

É essencial se atentar à ortografia, para que o leitor não tenha uma impressão equivocada a seu respeito. Escreva com calma, prestando o máximo de atenção se todas as palavras estão escritas corretamente. Caso não tenha certeza da escrita de determinada palavra, não tenha vergonha de pedir ajuda ou pesquisar.

2. Atenção com a pontuação

A pontuação é um fator muito importante em um texto, podendo alterar completamente seu significado. Uma vírgula fora de lugar pode modificar o sentido da frase e, consequentemente, comprometer sua compreensão. Por isso, utilize apenas a pontuação necessária.

3. O texto deve ser formal ou informal?

Depende de quem será o receptor da mensagem. Um pedido a um fornecedor não precisa da mesma formalidade de uma carta à gerência da empresa, por exemplo. Identifique o receptor da mensagem e escreva de modo que possa ser compreendido. Não é preciso utilizar um português arcaico, mas tome cuidado com o uso de gírias e expressões populares fora de contexto.

4. Seja claro e direto

Independentemente da formalidade, ninguém gosta de ler um texto gigante, a menos que todas as informações ali encontradas sejam importantes. Comunique a sua mensagem com objetividade, sem deixar margem para interpretações equivocadas ou confusas, escrevendo apenas o necessário.

5. Escolha o tipo de redação adequado

O tipo de redação varia conforme cada caso. O texto pode se tratar da descrição de um produto ou serviço, de um ofício, um relatório, uma declaração, uma autorização, uma redação empresarial… A estrutura do texto muda de acordo com seu tipo, e é importante se atentar a isso para um texto de qualidade.

6. Tenha conhecimento do que você está falando

Caso você esteja escrevendo um texto sobre qualquer assunto, o leitor acredita que você tenha convicção do que está escrito. É preciso expor suas ideias de maneira objetiva e com todos os detalhes necessários, passando a ideia de que você tem certeza do que está falando. Um texto mau redigido pode dar a impressão de que você não domina esse assunto, fazendo com que o texto perca credibilidade.

Esses são alguns dos pontos importantes para garantir uma excelente redação. Além de seguir a essas recomendações, revise o texto quando tiver terminado, verificando se tudo está correto. Não hesite em pedir a ajuda de um colega de trabalho para a leitura do texto, pois escrever sobre algo por muito tempo pode fazer com que você deixe detalhes passarem desapercebidos.
Para melhorar ainda mais essas habilidades, invista no nosso Curso de Escrita e Redação, que é um curso livre e on-line, recomendado para profissionais que queiram investir em suas carreiras e se capacitar ainda mais, destacando-se no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *