Freelancer: dicas para organizar as finanças

Postado por Admincursos | 26 de setembro de 2016 | Deixe aqui seru comentário

Freelancer: dicas para organizar as finanças

Se você trabalha como freelancer, saiba que você pode organizar muito bem suas finanças, com muita facilidade

Trabalhar como freelancer é uma ótima opção, por permitir que você preste serviço para várias empresas e trabalhe nos dias e horários que achar mais conveniente. A cada dia, cresce o número de profissionais que aderem a essa modalidade de trabalho, mas é preciso tomar muito cuidado com a questão financeira.

Alguns freelancers não conseguem controlar bem suas finanças, e entram em dívidas que ficam cada vez maiores e mais difíceis de serem pagas. Para que isso não aconteça com você, veja algumas dicas simples que te ajudarão no controle das finanças.

Preste atenção na data que você recebe o pagamento

Algumas empresas pagam no começo do mês, outras pagam no fim do mês e algumas pagam assim que o serviço está concluído, entre outros prazos e formas de pagamento. Você precisa ficar atento nas datas em que recebe seu pagamento, para que possa planejar os gastos a partir dessa data.
Caso o vencimento de sua conta de luz ou de água, por exemplo, não bata com a data que você recebe, a melhor opção é entrar em contato com as concessionárias para alterar a data de vencimento das contas. Assim, você evita pagar juros, e estará sempre em dia com suas contas. Isso também pode ser feito com outras despesas, como cartões de crédito, convênio médico, telefone, TV a cabo e celular.

Anote quanto você ganha e quanto você gasta

Se você anotar todas as entradas e saídas de um mês, terá um controle muito maior sobre suas finanças. Isso pode ser feito em um caderno ou em uma planilha, de acordo com o que você preferir. Se você sempre fizer isso, será capaz até de ter uma previsão aproximada dos meses seguintes.

Fique atento com novas empresas

Se você presta serviço para as mesmas empresas há algum tempo, já sabe como elas trabalham, as datas de pagamento e os valores aproximados que você irá receber. Quando começar a prestar serviço a uma nova empresa, tome muito cuidado para não se enrolar com as datas de pagamento, e evite ser pego de surpresa.

Ofereça um trabalho de qualidade

Mesmo que você seja freelancer, a partir do momento que você atende a todas as expectativas da empresa e cumpre os prazos estipulados, você estará tão seguro quanto um funcionário efetivo. A melhor garantia que você tem de se tornar um parceiro da empresa e receber seu pagamento adequadamente é oferecer um bom serviço.

Não gaste o que você não tem

Isso vale para todos, tanto para freelas quanto para funcionários efetivos. Nunca gaste um valor maior do que o que você tem. Se você quer comprar alguma coisa, espere até ter todo o dinheiro necessário, para evitar que suas dívidas virem uma bola de neve.
Tome cuidado também com cartões de crédito, cartões de loja e cheque especial, pois eles podem ser ótimos aliados, desde que você utilize direito. Não gaste mais do que você pode, ainda que seja em promoções, liquidações e oportunidades similares, pois ainda que os produtos estejam baratos, você vai precisar pagar por eles.

Para te ajudar na organização de suas finanças, uma ótima opção é contar com o Curso de Finanças Pessoais oferecido pela Cursos 24 Horas, que tem preço acessível e pode ser feito no seu tempo livre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *