Você sabia? Você pode fazer análise de SWOT na sua vida pessoal!

Postado por Admincursos | 12 de setembro de 2016 | Deixe aqui seru comentário

Você sabia? Você pode fazer análise de SWOT na sua vida pessoal!

Além de ser útil no ambiente empresarial, a análise de SWOT pode ajudar muito em sua vida pessoal

O termo SWOT significa Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats, ou, traduzindo, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A análise SWOT também é conhecida no Brasil como análise FOFA ou análise FFOA, sendo uma ferramenta utilizada para análise de cenário ou de ambiente. Por ser um método simples e eficiente, pode ser utilizado tanto para a gestão de grandes empresas como para o desenvolvimento de um blog.
A análise de SWOT tem como objetivo verificar qual é a posição estratégica de uma empresa em determinado ambiente, separando os fatores internos, que são as forças e as fraquezas, dos fatores externos, que são as oportunidades e as ameaças. As forças e oportunidades são benéficas para que a empresa possa atingir seu objetivo, enquanto, por outro lado, as fraquezas e ameaças podem afastá-la disso.

Você já parou para pensar que a aplicação desse método em sua vida pessoal pode render ótimos frutos? Veja como!

Faça uma lista de seus pontos positivos.

Todos têm pontos positivos e qualidades, que são as suas forças. Alguns são mais comunicativos, outros possuem raciocínio rápido e outros são mais confiantes. Porém, às vezes você acaba se esquecendo de suas próprias qualidades, que ficam guardadas e inutilizadas.
Ao listar suas forças, seja em um caderno ou em um celular, você irá se lembrar constantemente delas, podendo utilizá-las para aproveitar melhor as oportunidades que aparecerem. Isso também te auxiliará a vencer seus medos e dificuldades.

Faça também uma lista de seus pontos negativos.

Da mesma forma, todos têm dificuldades e medos, que são as fraquezas. Embora possa soar estranho, listar as fraquezas te ajudará a lutar contra elas, para que você não seja mais refém de si mesmo. A partir do momento em que você se empenhar em superar esses problemas, a lista tende a diminuir.
Ameaças são fatores que não dependem de você, mas a reação a essa ameaça é uma escolha sua. Conforme as fraquezas forem sendo vencidas, as ameaças não serão mais tão prejudiciais.

Aproveite as boas chances.

Diariamente, você é submetido a diversas oportunidades, cabendo exclusivamente a você aproveitá-las ou não. Algumas oportunidades são boas, podendo trazer diversas vantagens, mas oportunidades ruins podem causar muitos problemas.
Há uma frase que diz que três coisas na vida nunca voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida. Descarte as oportunidades ruins e abrace as boas, pois pode ser sua única chance.

Não deixe que intimidações te façam desistir.

Caso você esteja planejando ou executando algo, você pode se deparar com ameaças, como pessoas que estejam competindo com você, o que é comum. O que você não pode deixar é que essas ameaças te abalem e o impeçam de cumprir seu objetivo.
As ameaças não podem ser prejudiciais em sua vida pessoal, ainda mais por você não poder controla-las. Elas devem ser vistas como algo a ser superado, para que você cresça nessa situação e consiga conquistar tudo aquilo que deseja.

Lembre-se de ter foco e determinação em todas as áreas de sua vida, desde a área pessoal até a emocional e profissional. Dessa forma, você saberá como lidar com os problemas e, ainda por cima, aprenderá com eles, se tornando uma pessoa melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *