Vai Prestar Concurso Público? Dicas Para Se Preparar!

Postado por Admincursos | 20 de fevereiro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Vai Prestar Concurso Público? Dicas Para Se Preparar!

Estabilidade profissional e altos salários atraem muitos candidatos para a carreira pública

Os benefícios da carreira pública estão entre os mais vantajosos dentro do mercado de trabalho: estabilidade profissional, flexibilidade na carga horária e salários competitivos. É por isto que, a cada ano, profissionais de diversas áreas em todo o Brasil decidem se voltar aos estudos com o intuito de passar em um concurso público e iniciar ou continuar a sua carreira.

Segundo a Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (ANPAC), o número de profissionais que querem seguir a carreira pública cresce 40% a cada ano. Quer dizer que, a cada novo ano, mais novatos querem saber o que esperar, como se preparar e formas de atingir uma nota suficiente para passar em um concurso.

Se você é um concurseiro de primeira viagem, confira tudo ao que você deve ficar atento antes de comemorar a conquista da sua vaga:

CARREIRA E PREPARAÇÃO

O primeiro passo é escolher a carreira que você pretende seguir. É importante escolher algo que você realmente deseja e evitar escolhas genéricas ou baseadas em salário, como carreiras policiais ou trabalhistas, pois a opção não poderá ser mudada.

Não deixe para começar a estudar somente quando o edital for publicado, pois o tempo entre a publicação e a data prova é curto, em torno de dois meses. Um bom concurseiro estuda desde muito antes, pois são muitas matérias para serem revisadas e a concorrência é grande.

FIQUE ATENTO E MANTENHA-SE INFORMADO

Quando um encontrar concursos abertos, é importante ficar atento às especificações do edital. Entenda as exigências mínimas, datas, prazos, valores, bibliografia e dados sobre o cargo, como horário e salário. Confira se é isso mesmo que você quer.

Muitas vagas exigem que seus candidatos tenham conhecimento sobre os acontecimentos atuais, de acordo com o edital. Para se manter informado e compreender a contemporaneidade, visite os principais sites de notícias e faça um fichamento dos principais assuntos do momento que podem ser cobrados.

CURSOS PREPARATÓRIOS

Busque um curso preparatório que se ajuste ao seu perfil. Eles não precisam ser caros para oferecer um bom ensino e ajudar no processo de aprovação. É possível encontrar cursos presenciais e online de boa qualidade. Os cursos online têm sido muito mais procurados, principalmente por quem possui horários irregulares devido à estudos e trabalho. Além da preparação para o concurso público, você pode fazer aulas que complementam seus conhecimentos, como gestão pública e direito básico.

Ter acesso a um bom material de consulta que vai além do que é oferecido pelo curso preparatório também é importante. Opte pelos livros específicos para concurso público, pois eles abordam a matéria de acordo com o que é cobrado nas provas.

ORGANIZE UM PLANO DE ESTUDOS

Organizar um plano de estudos é fundamental para passar em um concurso público, principalmente porque concurseiros costumam estudar sozinhos. Para elaborar o seu, confira o número de disciplinas cobradas no último edital e organiza-se. O ideal é estudar por pelo menos mais duas horas por dia além do período da aula. Não tente aprender tudo de uma vez e limite a quantidade de assuntos diários, começando pela matéria que você tem menos afinidade, pois mais tarde, quando bater o cansaço, um conteúdo que você já domina vai motivá-lo a continuar.

Lembre-se de fazer uma pausa a cada 50 minutos para não sobrecarregar a mente e o corpo. Se você estiver exausto, o estudo será em vão, pois o cérebro não absorverá o conteúdo.

VEJA AS PROVAS ANTERIORES

A resolução de provas anteriores é de extrema importância, pois o tornará familiarizado com o estilo de prova e assuntos que são sempre abordados, chegando no dia do concurso sem grandes surpresas. Leia também os editais para se preparar para mudanças que possam ocorrer entre um edital e outro.

EVITE PENSAMENTOS NEGATIVOS

Evite pensamentos como: “odeio tal disciplina, não consigo entender nada” ou “nunca vou aprender esta matéria”. Programar o cérebro para ter pensamentos positivos só traz benefícios e te deixa motivado para estudar uma disciplina mais complicada. Com determinação, você será capaz de aprender qualquer coisa.

CONTROLE A ANSIEDADE

Parece difícil, mas é possível controlar a ansiedade durante todo o processo., principalmente se você está fazendo dos estudos uma atividade constante. Preparar-se apenas na última hora vai te deixar muito mais ansioso e insatisfeito, resultando em uma provável reprovação. O caminho para ser aprovado requer persistência e paciência.

É importante seguir o cronograma de estudos, mas também conciliar com a vida social e familiar para poder relaxar e receber apoio dos conhecidos. A prática regular de exercícios físicos e uma noite de sono e qualidade deixam o candidato muito mais disposto e bem-humorado, além de beneficiar o cérebro.

RESISTÊNCIA

Não desista! É natural enfrentar o medo da reprovação, as dúvidas em algumas matérias, a falta de tempo e de dinheiro, cobrança e cansaço. Todo concurseiro passa por isso e só quem consegue superar os obstáculos e seguir estudando é quem vai chegar lá.

TENHA FOCO

A internet é ótima em desviar o foco mesmo quando você está usando de forma produtiva, pois o candidato pode acabar encontrado bom material em chats, fóruns, blogs e mídias sociais, mas acaba perdendo muito tempo pesquisando. O risco de ficar navegando pela rede e dispersar-se dos estudos é muito grande. Portanto, foco!

AJUSTES

Se os seus esforços não forem suficientes e você não conseguir a vaga, não desanime. É hora de analisar as causas da eliminação e fazer os ajustes necessários para tentar mais uma vez. Lembre-se que muitos concurseiros tentam passar na prova há anos e continuam tentando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *