Você Está Preparado Para Ser Chefe?

Postado por Admincursos | 23 de fevereiro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Você Está Preparado Para Ser Chefe?

Saber como liderar é fundamental para pleitear um cargo superior, então é melhor aprender desde já se quiser alavancar a sua carreira

Receber uma promoção ou aceitar um novo emprego para um cargo de liderança pela primeira vez traz muitas recompensas e diversas inseguranças. O prestígio e o retorno financeiro são atrativos para aceitar a nova posição, mas quem está prestes a se tornar chefe também enfrenta o acúmulo de atividades, a resistência da equipe e a pressão por resultados. Você deve estar preparado para dar conta de tudo quando assumir!

Promoções não deveriam ser surpresa. A lógica é simples: se você traz resultados e há uma oportunidade disponível, há grandes chances de ser convidado para uma vaga superior. Já no caso de iniciar a exercer a chefia em uma nova companhia, é preciso convencer o recrutador de que você é competente e está pronto para o desafio.

É claro que nenhum chefe é perfeito e que nem todo chefe é igual. No entanto, entre as características básicas que você deve ter para saber como liderar, é preciso transmitir segurança, ser transparente e saber orientar a sua equipe. Cada um tentará cumprir estas tarefas de forma única, e é comum que nem todos os colaboradores se identifiquem com o estilo de gestão, o que é positivo, pois revela a diversidade presente na equipe.

Se você acredita que o seu momento de se destacar está se aproximando, mas ainda não se sente pronto para atuar em um cargo de chefia, aprenda como liderar:

PESQUISE

Comece a pesquisar sobre tudo: conheça mais sobre a empresa em que atua, faça cursos que ensinem como liderar uma equipe, dialogue com outros gestores para saber quais são as responsabilidades que eles possuem, leia livros que abordam o gerenciamento de pessoas e o que mais você puder. A informação é fundamental para comprovar o valor que você possui.

Tente conversar, ainda, com pessoas alheias ao seu trabalho. A opinião de familiares e amigos pode te ajudar a perceber comportamentos que você não gostaria de repassar para os colaboradores e quais são os pontos que você pode valorizar. Eles também podem te apoiar neste grande momento de mudança.

TENHA REFERÊNCIAS

A ficção está repleta de bons e maus exemplos e lideranças, e com certeza no seu local de trabalho atual ou nos anteriores você tem os chefes favoritos e aqueles com quem não se deu muito bem.  Reflita sobre as características que você mais admirava ou desprezava em cada um, como é que eles poderiam melhorar, como eles lidavam com as dificuldades, se eram bons em motivar os funcionários e assim por diante.

Suas referências não precisam se concentrar apenas no mundo corporativo. Você pode se espelhar, por exemplo, em sua mãe ou em seu pai que criaram os filhos em meio a adversidades, naquela sua amiga que acabou de se tornar mãe e agora é multitarefas, em um político que realiza um bom trabalho na sua região ou em quem vai você julgar ser um bom representante.

ORGANIZE-SE

Quando você se torna chefe, a sua rotina começa a ser muito mais atribulada e você passa a ser muito mais cobrado pelos seus superiores. Por isto, é preciso se organizar para se planejar e não deixar passar nenhum assunto importante. Aproveite para organizar também a sua vida pessoal, assim você não se torna ausente dos seus compromissos.

Você pode usar a técnica de organização que mais combina com você. Agendas em papel, no e-mail ou no celular notificam os eventos do dia, mas é preciso anotar com antecedência ou automatizar o preenchimento. Não confie na memória, pois em um dia que você estiver muito cansado ou apressado, ela vai falhar e você ficará em maus lençóis.

VISTA-SE BEM

Quando você se torna chefe, fica em evidência para o seu time, seus superiores, clientes e fornecedores, e um guarda-roupa bem montado vai auxiliar a aprimorar a sua imagem profissional. As roupas podem passar uma mensagem e causar uma primeira impressão positiva, e você nem precisa de muito dinheiro para isto, apenas bom gosto.

Vista-se de acordo com o ambiente que você trabalha para não ficar deslocado, pois alguns locais exigem looks formais, enquanto que outros são mais descolados. Independentemente do estilo, procure não ousar nas modelagens, cores e tamanhos das roupas, bem como nos acessórios. Cuide também da sua aparência: mantenha os cabelos penteados, a barba aparada ou bem tratada, e uma boa maquiagem para realçar os pontos fortes do seu rosto, mas sem exageros.

DÊ FEEDBACK

O feedback é muito importante para que o seu time possa se desenvolver e para que os seus gestores fiquem a par do seu trabalho. Torne-os frequentes com reuniões periódicas, relatórios ou uma simples ligação para dar um retorno.

A melhor forma de começar a dar um feedback é iniciando pelos acertos, seja de uma ação, da equipe ou de um funcionário. Explique também o que ainda pode melhorar e tente abordar os deslizes de forma positiva, dando ideias sobre o que poderia ter sido diferente. A dica serve tanto para feedbacks presenciais ou à distância. Se for preciso chamar a atenção de um funcionário, converse em particular para não expô-lo.

APRENDA A DELEGAR

Indicar colaboradores para serem responsáveis por determinadas tarefas é umas das funções básicas de um chefe. É uma forma de não ficar sobrecarregado e de ajudar a equipe a evoluir. Se você é uma pessoa que tende a centralizar tudo, vai ser necessário aprender a desapegar!

Na hora de repassar uma obrigação, seja claro para que não haja equívocos e fique à disposição para tirar dúvidas, discutir ideias e revisar tudo. Escolha bem que é o funcionário que vai te ajudar, de acordo com o perfil de cada um, pois as chances de receber um trabalho bem feito são maiores. Por outro lado, fique atento para não delegar tarefas confidenciais, que só podem ser executadas por um cargo de liderança, pois a quebra de protocolo vai interferir de forma negativa no seu sucesso.

 

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