Crescimento Profissional: Dicas Para Você Aprender A Trabalhar Em Equipe

Postado por Admincursos | 6 de março de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Crescimento Profissional: Dicas Para Você Aprender A Trabalhar Em Equipe

No trabalho em equipe, também é possível se destacar e mostrar que você está preparado para dar o próximo passo na sua vida profissional

Com tanta conexão, trabalhar sozinho é quase impossível nos dias de hoje. É por essa razão que quem sabe como integrar e extrair todo o potencial de uma equipe tem mais chances de ser reconhecido pelos gestores e receber oportunidades para crescer no emprego ou na carreira.

Ao atuar com outros colaboradores, a expectativa é que o resultado seja superior ao individual, pois a união de diferentes talentos garante um trabalho muito mais criativo, coerente e ágil. Isso acarreta na melhoria da produtividade da empresa, fator decisivo para o sucesso em todos os segmentos de atuação, e proporciona um ambiente de trabalho saudável, onde os funcionários sentem-se motivados a agir.

Para aproveitar a realização de um trabalho em parceria com outros colegas de forma efetiva, é preciso estar aberto para o compartilhamento de conhecimento e experiência. Dessa forma, você poderá utilizar tudo o que aprendeu em oportunidades futuras. Lembre-se que nem todo o aprendizado será relacionado à tarefa que deve ser cumprida ou à parte técnica do trabalho: você pode aprender também sobre a diferença que faz o otimismo, sobre a melhor maneira de liderar a equipe, sobre a importância de dar um feedback e muito mais.

Apesar de ser uma habilidade essencial para o crescimento profissional, nem todo mundo tem facilidade para trabalhar com duas ou mais pessoas. Isso envolve uma série de habilidades conhecidas como soft skills, ou seja, relacionadas a aspectos de personalidade individual que permite que o trabalhador interaja de forma positiva e eficiente com os demais.

O esforço de atuar em grupo envolve, ainda, compreensão da tarefa, reconhecimento dos próprios limites, liderança e subordinação, conhecimento dos perfis dos colegas e junção de diversas partes para realizar a entrega esperada. Para realizar um excelente trabalho em equipe e despertar a atenção dos seus chefes, você vai precisar:

SER RESPEITOSO E PACIENTE

Essa é a principal dica para que você possa trabalhar em conjunto com o seu time. Geralmente compostas por profissionais com diferentes formações, qualificações, experiências e personalidades, é raro haver unidade em um grupo de trabalho. No entanto, você deve ter paciência para ouvir o que o outro tem a dizer, pois ele pode saber muito mais sobre determinado assunto do que você, e intervir com respeito nas situações que você pode, de fato, auxiliar.

SER ORGANIZADO

Ao executar um trabalho em grupo, é preciso definir responsabilidades, prazos, materiais e tudo o que será necessário para cumprir o dever. Se cada um integrante for fazer uma parte da tarefa, certifique-se de que todos estão de acordo durante uma reunião, se for preciso fazer uma aquisição, confira se o produto chegará no prazo, e assim por diante. Todos os colaboradores devem estar a par do status de cada atividade para não ser pego de surpresa pela chefia. Manter um relatório é uma boa forma de evitar esse tipo de saia justa.

ADMINISTRAR OS CONFLITOS

É uma habilidade muito valorizada no mundo corporativo e essencial para trabalhar em equipe, onde diferentes visões se esbarram o tempo todo. Ser capaz de conversar para esclarecer os fatos e conciliar as necessidades de cada momento vai auxiliar a manter o foco no que realmente interessa, e você passará a ser visto como um profissional de confiança e mediador eficiente pelos seus colegas.

SER PROATIVO

Tome a iniciativa sempre que possível, mas cuidado para não exagerar. De preferência, tente ser o responsável pelas etapas com as quais você tem mais afinidade e, além disso, busque por oportunidades em que você precisa se desenvolver mais. Convide um participante para auxiliar com seus pontos fracos e se coloque a disposição para fazer o mesmo por outro colega. Não tenha vergonha de expor suas ideias, pois a companhia está confiando em você para fazer justamente isso.

SABER SE COMUNICAR

A comunicação é muito importante para que você possa compreender e ser compreendido, o que evitará a maioria dos desentendimentos que poderiam acontecer com o grupo. Saber a hora certa de escutar e de falar também é fundamental para tornar o ambiente mais produtivo. A comunicação, ainda, fará com que a sua equipe apresente o resultado final de forma muito mais clara, seja em uma reunião ou em um documento.

TER COMPROMISSO

O envolvimento de outras pessoas em uma mesma tarefa pode passar a sensação de que, se você não puder entregar um material no prazo ou comparecer a uma reunião, outro profissional dará um jeito de cumprir a sua parte. Esse tipo de comportamento é extremamente negativo para que o trabalho em equipe vá para frente, pois demonstra falta de comprometimento e desestimula os demais participantes. Sua reputação poderá sofrer as consequências se as atitudes despreocupadas chegarem aos ouvidos dos chefes.

COMO DESENVOLVER ESSA CAPACIDADE?

A melhor forma de aprender a trabalhar em equipe é… trabalhando! Ao vivenciar na prática esse tipo de experiência, você conseguirá perceber quais são os pontos que você precisa melhorar para se destacar. Peça um feedback sobre sua postura para os membros da sua equipe ao longo do trabalho para que você possa se desenvolver e mostrar uma mudança até a tarefa ser concluída.

Outra possibilidade para se aperfeiçoar ainda mais nos trabalhos em conjunto e começar a se destacar no grupo é frequentar cursos relacionados às suas dificuldades. Eles podem auxiliar tanto na parte técnica quanto na parte comportamental. Sugira para a empresa a contribuição em um curso, pois isso mostra proatividade e vontade de crescer. Se ela não puder arcar com os custos, busque por opções mais acessíveis, como os cursos que podem ser realizados online.

Se você ainda não se sente confortável em trabalhar com mais pessoas, não deixe essa questão transparecer para os seus superiores. Aceite o desafio como parte do seu crescimento profissional e faça um esforço para cumprir a tarefa, se desenvolver e se destacar na equipe.

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