4 Motivos Para Você Perder O Medo De Falar Em Público

Postado por Admincursos | 10 de abril de 2017 | Deixe aqui seru comentário

4 Motivos Para Você Perder O Medo De Falar Em Público

Habilidade pode ser adquirida ao longo da trajetória profissional para que o trabalhador possa se destacar no mercado de trabalho

Dar branco, gaguejar, tremer, diminuir o tom de voz e outros sintomas são velhos conhecidos das pessoas que se apavoram ao falar em público. Se você soubesse que deter essa habilidade pode melhorar, e muito, a sua carreira, será que você seria capaz de superar esse temor?

Falar em público é o quarto medo mais comum nos Estados Unidos. Esse pavor acontece em todas as culturas, até mesmo com o mais extrovertido dos funcionários, pois as pessoas têm medo de serem julgadas pelo que estão prestes a falar, já que é impossível adivinhar o que um grupo de pessoas está pensando e se eles estão mesmo ouvindo. A vulnerabilidade pode vir à tona mesmo em frente de pequenas plateias com pessoas conhecidas, como é o caso de uma reunião, por exemplo.

Nem todo mundo nasce com o dom de falar bem em público. No entanto, essa é uma técnica que pode ser aprendida em cursos, com uma consultoria profissional ou apenas com alguns treinos na frente do espelho ou de uma câmera antes do grande dia. Até mesmo o mais tímido dos colaboradores pode surpreender ao usar as palavras e argumentar corretamente, passando uma imagem positiva para fortalecer a carreira.

Antes de ficar cara a cara com a plateia, por mais seguro que você esteja, é aconselhável separar um tempo para se preparar. Descubra quem será o seu público, revise todo o seu material e faça um roteiro para não acabar se confundindo na hora. Além disso, cuide da sua voz, pois ela será a arma mais importante que você terá à disposição: coma uma maçã para limpar a garganta, beba água em temperatura ambiente e faça alguns exercícios para ativar a musculatura da sua boca, pois eles vão ajudar a articular melhor as palavras.

Por trás dessa habilidade, existem diversas formas de complementação para obter um resultado ainda mais cativante. Saber usar a expressão corporal, utilizar a entonação adequada, se vestir de acordo com a ocasião, preparar recursos audiovisuais efetivos e organizar as ideias e os dados também farão a diferença na sua vida profissional.

TODOS QUEREM VOCÊ

O profissional que sabe dominar a sua audiência dispara na frente de seus concorrentes quando está pleiteando uma vaga ou uma promoção. Liderar uma reunião, apresentar o trabalho da empresa para o mercado, receber honrosamente uma premiação e vender um produto ou serviço para o cliente são diferenciais que farão você se destacar. Como essa habilidade não é facilmente encontrada, e muitas vezes nem os grandes chefes a possuem, é muito importante para a empresa possuir um porta-voz capaz de cativar o público. Se você for ocupar um cargo em que seja imprescindível conceder entrevistas para a imprensa, você ganha ainda mais pontos.

VISÃO DE LIDERANÇA

Ninguém quer seguir um líder que seja medroso e reticente, e você pode aproveitar a sua habilidade de falar na frente do público sem medo para provar que é capaz de exercer a liderança e motivar uma equipe. Além disso, pessoas que falam bem naturalmente possuem um raciocínio mais linear, o que é muito importante nos cargos de chefia para identificar e resolver situações críticas de forma rápida e assertiva. Steve Jobs, um líder real e inovador, sempre buscou levar uma mensagem pessoal para criar uma conexão com o seu público, mesmo que o assunto em questão fosse a tecnologia dos seus aparelhos. Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem o poder de dizer exatamente o que grande parte população quer ouvir, um dos motivos que o levou até a sua atual posição de destaque.

IMAGEM PESSOAL

Uma ótima razão para aprender a falar em público é que isso auxilia a aprimorar a sua imagem pessoal. A forma como você se comunica, se relaciona e causa a primeira impressão são as bases para a construção do seu marketing pessoal. Por isso, aproveite as oportunidades corporativas para mostrar o seu valor às pessoas que são de seu interesse, com cuidado para não errar na dose e parecer arrogante. Certifique-se que elas terão uma prova concreta sobre o tipo de profissional que você é, pois se deixar a conversa apenas da boca para fora, você será visto como um charlatão.

AUMENTA A AUTOESTIMA

Quando você começa a falar em público, automaticamente você se sente mais confiante, pois a plateia apoia e vibra com a sua fala. No mundo corporativo, a valorização de si próprio auxilia a formar a imagem que o profissional deseja passar e ajuda a se relacionar melhor com os colegas de trabalho e com a chefia. Além disso, a autoestima vai influenciar positivamente na sua produtividade e no desempenho do seu trabalho, fazendo com que as habilidades em outras atividades além do seu discurso sejam notadas.

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