Como entreter as crianças no inverno

Postado por Admincursos | 18 de maio de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Como entreter as crianças no inverno

Apesar das baixas temperaturas, as crianças têm muita energia para gastar durante as férias do meio do ano

Frio, férias e muita energia para gastar. São esses os desafios que ocorrem durante o recesso escolar no meio do ano, quando nem as baixas temperaturas espantam a vontade da criançada se divertir aproveitar os dias longe dos estudos, enquanto você tenta mantê-las saudáveis e disciplinadas.

Geralmente mais curtas, as férias de julho são essenciais para que as crianças possam se afastar da pressão de tarefas de casa, provas e trabalhos, renovar as ideias, incentivando a criatividade, e fazer novas atividades ou se dedicar aos passatempos que mais gostam. Os pais e responsáveis podem ficar mais tempo com as crianças e proporcionar momentos inesquecíveis durante esse período.

Para que elas possam curtir o tempo livre, é muito importante tomar algumas medidas de precaução contra doenças típicas da estação, como resfriado, gripe, pneumonia, alergias, dor de ouvido e outras. A prevenção consiste em ter bons hábitos de higiene pessoal e frequentar ambientes livres de micro-organismos que podem causar os problemas de saúde. Se a criança ficar doente, leve-a imediatamente ao médico e deixe-a em repouso para que a recuperação seja rápida e ainda sobrem dias de férias.

A seguir, você confere alguns métodos infalíveis para entreter as crianças durante o recesso e também nos demais dias frios do ano, sempre estimulando o aprendizado, valorizando a infância e protegendo-as de perigos:

FAÇA UM CURSO DE ATIVIDADES LÚDICAS

Os pais e responsáveis por ficar com as crianças durante as férias podem se preparar com antecedência para esses dias ao realizar um curso de atividades lúdicas online e de curta duração. Com esse curso, será possível entender a importância desse universo para a saúde física e psicológica, aprender brincadeiras para desenvolver as potencialidades infantis e levar em consideração cada etapa do desenvolvimento das crianças durante o brincar.

CHAME OS AMIGUINHOS PARA BRINCAR EM CASA

Durante as baixas temperaturas, troque os locais a céu aberto, como playgrounds e parques, pelo aconchego do seu lar. Dessa forma, eles ficam protegidos do frio, do vento e do ar seco da temporada. É essencial incentivar as crianças a brincar com algo diferente ao invés das competições de videogames que elas já realizam no dia a dia. Você pode organizar uma festa do pijama para que elas possam passar a noite se divertindo muito!

PREPARE COMIDAS TÍPICAS DO INVERNO

As crianças naturalmente adoram se envolver no preparo de guloseimas. Durante as férias, você pode abrir uma ou outra exceção na dieta equilibrada da rotina e incluir um fondue de chocolate com frutas, marshmallows assados na lareira ou na beira do fogão e chocolate quente bem quentinho. Se chover, não pode faltar o bolinho de chuva para o lanche da tarde. Para as refeições principais, invista em caldos, sopas e massas com vegetais e carnes para balancear.

VIAJE PARA UM LUGAR FRIO

As cidades serranas ou montanhosas são os principais destinos de viagem nessa época do ano e as crianças também podem aproveitar esse tipo de passeio. Providencie roupas adequadas para que elas possam se manter aquecidas, inclusive toucas e luvas, e saiam para explorar o local. Apenas evite que elas entrem nas piscinas dos hotéis que não são aquecidas, pois a temperatura baixa pode causar problemas de saúde.

FAÇA UMA SESSÃO PIPOCA

Aproveite que ninguém gosta muito de sair de casa quando está muito frio e improvise um dia para assistir aos filmes favoritos das crianças ou aqueles que ela quer muito ver. Você pode levar um cobertor até o sofá, o colchão do quarto até a sala ou simplesmente espalhar almofadas confortáveis por um tapete peludo. Depois, é só preparar a pipoca, alguns chocolates e dar o play no filme escolhido.

INVESTIR NA LEITURA DE LIVROS

As férias de inverno é uma ótima oportunidade de incentivar o hábito da leitura. Como pais e filhos passam mais tempo em casa, é possível investir na contação de histórias com o auxílio de teatro, bonecos e até dos demais familiares, associando essa importante atividade a momentos descontraídos. Vale a pena fazer uma visita à biblioteca para emprestar novos livros e se adaptar a esse tipo de ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *