Quatro dicas para você ter mais foco na hora de trabalhar

Postado por Admincursos | 4 de maio de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Quatro dicas para você ter mais foco na hora de trabalhar

Administrar o seu tempo, priorizar suas atividades… Será que você está fazendo isso do jeito certo no seu trabalho?

Produtividade e multitarefa. Duas características conflituosas e que, ao mesmo tempo, são as mais requisitadas pelo mercado de trabalho. Para conseguir conciliá-las, é preciso manter o foco durante o expediente.

Ser um trabalhador determinado e focado garante que você possa executar com excelência mais de uma tarefa simultaneamente, assegurando seu rendimento para a empresa. Entretanto, é importante que as atividades realizadas sejam realmente úteis e não distraiam o seu progresso.

Pesquisas revelaram que o cérebro humano leva em torno de 23 minutos para realmente se concentrar em um afazer. Entretanto, as interrupções costumam ocorrer a cada 3,5 minutos, dificultando o término de qualquer atividade.

Ter muitas abas abertas no navegador, responder mensagens no celular, conversar sobre amenidades com os colegas, fazer muitas pausas para o café e procrastinar as tarefas são exemplos do que você não deve fazer para concluir os trabalhos mais rápido e de forma certeira. Se você quer manter o foco e se destacar na sua carreira, adote os hábitos a seguir o mais rápido possível:

CRIE LISTAS

Diariamente, faça listas com as tarefas que você precisa executar. Elas servem para organizar o seu dia e vão dar um panorama geral do seu trabalho, ajudar a estabelecer quais são as prioridades e dar ânimo para que você conclua a atividade e risque-a dos itens pendentes o mais rápido possível. Conforme novas demandas forem surgindo, vá acrescentando-as a lista de acordo com a urgência e, se precisar, faça o remanejamento de tarefas para o dia seguinte. Você pode contar com a boa e velha agenda em papel ou com ferramentas online, como Evernote e Trello para não deixar nada passar batido. Evite o uso de notas adesivas, pois quando se acumula, acabam confundindo até mesmo os mais organizados!

FAÇA EXERCÍCIOS

Existem exercícios que tem como objetivo ajudar a aumentar a sua concentração. Um deles é bem simples de realizar e não vai chamar a atenção de todo o escritório: tome consciência de sua postura diversas vezes ao dia, pois foco e postura estão relacionados. Observe a sua posição e sinta as pressões e os movimentos do seu corpo antes de se ajustar novamente de forma ereta. Além disso, a prática de exercícios físicos com regularidade ajuda a ter concentração, pois melhora a capacidade respiratória, a sua dedicação e determinação em busca de resultados. A meditação também é uma boa aliada para manter o foco, pois, ao liberar os pensamentos, você aumenta a sua habilidade de não “cair em tentação” com as distrações.

OUVIR MÚSICAS

Ao ouvir músicas com fones de ouvido, você camufla os ruídos externos sem atrapalhar os demais colegas. A trilha sonora precisa ser muito bem escolhida para que você não acabe ficando com o refrão na cabeça ou se emocionando demais com alguma lembrança, mas a faixa musical ideal é capaz de deixar você concentrado por mais tempo. Músicas mais constantes, sem letras ou em idiomas desconhecidos são as mais recomendadas para aumentar o desempenho das suas capacidades cognitivas. É por isso que as músicas instrumentais sempre estão presentes nas listas temáticas de players como Spotify, Superplayer e Deezer.

FAÇA UM CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO

Essa é uma boa forma de fazer o seu tempo render muito mais no escritório. Se você não consegue terminar as suas tarefas no prazo, vai embora muito tarde, acaba levando trabalho para casa, mal tem tempo de descansar e está dormindo mal, provavelmente seus dias estão sendo mal administrados. Ao realizar um curso de administração de tempo, você aprenderá técnicas para se organizar, a definir prioridades e a controlar seus horários. Tudo isso tornará a sua vida profissional muito mais produtiva, e você terá mais oportunidades para desfrutar do seu tempo livre. Opte pelos Cursos Online de Administração do Tempo, pois eles têm curta duração e você poderá realizá-los a qualquer momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *