É novo no trabalho? Dicas para os primeiros dias

Postado por Admincursos | 8 de junho de 2017 | Deixe aqui seru comentário

É novo no trabalho? Dicas para os primeiros dias

Começar em um novo emprego não é nada fácil, mas a administração do tempo, o bom relacionamento e outras dicas podem ajudar a passar por esse momento

A primeira experiência profissional e a mudança de emprego sempre geram aquela sensação de “frio na barriga” devido a insegurança sobre sua capacidade, expectativas sobre os colegas de trabalho e dúvidas na rotina que deve ser executada. Se você não se preparar, esse início pode ser caótico e refletir no resto da sua trajetória.

Os primeiros dias no trabalho devem ser dedicados a adaptação ao novo contexto. Você conhecerá muitos colegas, vai se familiarizar com os processos e políticas da empresa, será apresentado para clientes e fornecedores e começará a receber demandas, além de ir diversas vezes ao RH para regularizar sua situação.

Você com certeza quer iniciar essa oportunidade com o pé direito, afinal, a primeira impressão é a que fica! Por isso, preste atenção nas dicas a seguir para evitar deslizes e surpreender a todos nos seus primeiros dias de trabalho:

VÁ PREPARADO

Antes mesmo do tão esperado primeiro dia chegar, comece a se informar sobre a empresa. Você já deve ter aprendido muita coisa durante o processo seletivo, mas agora é a hora de pesquisar informações um pouco mais detalhadas e relacionadas diretamente a sua atuação. Por exemplo: se você trabalhará na área de comunicação, procure por notícias em que a empresa seja destaque em jornais e sites, dê uma boa analisada nas redes sociais da empresa e assim por diante.

SEJA PONTUAL

A pontualidade é primordial nos primeiros dias de trabalho, então, nada de se atrasar! Calcule com antecedência o tempo do seu trajeto e deixe uma margem de segurança para não chegar tarde. Tenha o contato atualizado do seu gestor ou do RH para avisar em caso de emergência. A pontualidade também será necessária no cumprimento da rotina diária: respeite os horários das reuniões, o prazo de entrega dos relatórios, o horário de almoço, etc. Se você tem dificuldade para se organizar mesmo com a baixa demanda dos primeiros dias, uma boa ideia é realizar um curso de administração do tempo.

REALIZE A INTEGRAÇÃO

Cada empresa possui uma maneira diferente de recepcionar seus funcionários. Você provavelmente só saberá como será esse processo no dia em que iniciar, então, por mais entusiasmado que você esteja, não pense em pular essa parte! A integração pode ser feita pela equipe de RH, individualmente ou com a presença dos novos colaboradores da casa. Dependendo da empresa, você terá que realizar uma série de treinamentos obrigatórios. Se a integração for de responsabilidade da sua equipe, é comum que o seu gestor explique todos os principais pontos. Entretanto, não se sinta inferior se essa tarefa for feita por outro colega, pois as chances da agenda do seu chefe já estar lotada são grandes.

SEJA OBSERVADOR E PROATIVO

Pode parecer contraditório, mas essas suas características se complementam e fazem a diferença em um emprego novo. Esteja sempre atento a todas as orientações recebidas (anote se precisar, pois serão muitas novidades), às atribuições e aos perfis dos seus colegas e às particularidades da empresa e do seu cargo. Ao mesmo tempo, mostre seu interesse, pois esse é o momento que você tem para se informar e perguntar (sem exagero, é claro) e, se for oportuno, ofereça alguma contribuição imediata, tomando cuidado para não usar um tom puxa-saco ou de quem quer mostrar serviço a todo custo.

FAÇA SUAS ATIVIDADES

O período de integração costuma ser curto; ainda na primeira semana você já deve receber as primeiras demandas de trabalho. Vá executando conforme as orientações recebidas ao longo dos últimos dias. Dúvidas podem ser tiradas com o seu gestor. Em sua ausência, verifique com os colegas e, após, confira com seu superior. Durante a execução, tente deixar as suas principais competências, como foco, concentração, capacidade de aprendizado e proatividade, à mostra. Você com certeza tem muito o que apresentar, mas, inicialmente, evite fazer grandes revoluções na empresa; prefira conhecer o terreno antes. Lembre-se que cumprir os prazos é essencial, então, administre cuidadosamente o seu tempo. Faça entregas de excelência e mantenha esse padrão.

INVISTA NO RELACIONAMENTO

Você passará pelo menos oito horas diárias no trabalho, então, contar com colegas para auxiliar nas tarefas, aliviar a pressão e descontrair um pouco só fará bem. Os primeiros dias devem ser dedicados a conhecer um pouquinho de cada um que está ligado à sua rotina, e, com o passar do tempo, você terá chance de expandir suas relações. Tente aproveitar o convite para o almoço para isso, mas, se não houver essa oportunidade, tudo bem: converse durante o cafezinho, o trajeto para as reuniões ou logo na entrada. Evite participar de fofocas e expor a sua vida pessoal antes de realmente conhecer os seus colegas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *