O que fazer quando o cliente diz estar só olhando?

Postado por Admincursos | 29 de junho de 2017 | Deixe aqui seru comentário

O que fazer quando o cliente diz estar só olhando?

Sim, é possível conquistar o cliente que usa essa frase até mesmo quando está precisando de algo. Saiba como

“Hoje estou só dando uma olhadinha”. Todo mundo usa essa famosa expressão quando entra em uma loja para passar o tempo, matar a curiosidade ou pesquisar algum item e seu preço, até os próprios vendedores que ficam aflitos com essa resposta! Até mesmo os clientes que estão interessados em comprar acabam usando essa frase.

Consumidores geralmente não querem ouvir o que o vendedor tem a dizer, e usam essa estratégia para se “defender” da falácia. Além disso, toda uma geração já está acostumada a fazer compras online, sem intervenção, e espera o mesmo comportamento dos profissionais que estão ali para vender.

Quando o consumidor diz que está apenas olhando ou suas variações como “estou pesquisando” ou “hoje não vou levar nada”, dificilmente a venda se concretiza, e isso ocorre devido à falta de habilidade dos vendedores. É possível convencer o cliente a adquirir algo ou, ao menos, preferir comprar no local quando desejar. As técnicas para que isso aconteça variam desde o timing adequado até a resposta certa para reagir. Aprenda algumas que são altamente eficazes e ajudarão o seu desempenho e os negócios da empresa a deslancharem:

Dê espaço e tempo

Muitos vendedores costumam abordar o cliente assim que ele entra no local e, mesmo diante da infame resposta, continuam atrás dele como uma sombra. Ninguém gosta desse tipo de invasão e pressão, mesmo quando a pergunta é feita com educação. O ideal é que você aguarde o consumidor demonstrar interesse por determinado item e só então se aproximar para tentar auxiliar. Outra boa tática é se manter quieto, com linguagem corporal receptiva, atento e próximo para que o cliente venha até você quando for necessário.

Proporcione um atendimento adaptado

Antes de abordar o cliente ou ser abordado por ele, lembre-se que ele gosta de ouvir se sentir ouvido, de saber das novidades e de entender as vantagens de adquirir determinado produto. Um bom vendedor não faz apenas uma cotação de preços e uma apresentação do produto, e sim deixa uma mensagem memorável e personalizada para o cliente que está na loja. Se você realizou um atendimento atento e comedido, seu produto será lembrado pelo consumidor como opção de compra e terá mais chances de ser adquirido, seja imediatamente ou mais tarde.

As metas são do vendedor

Quase todo vendedor tem metas periódicas a serem cumpridas, e isso pode gerar estresse e ansiedade nos profissionais que atuam nessa carreira. No entanto, é importante lembrar que essa obrigação é sua, e não do seu cliente! Por isso, nada de se afobar na insistência, pois quando o consumidor sente que está sendo pressionado ou “usado” pelo vendedor, ele dificilmente compra algo e deixa de confiar no profissional.

Realize treinamentos específicos

Aprender técnicas simples e eficazes para vender mais e melhor é essencial para quem atua na área de vendas. Em um treinamento ou curso de técnicas de venda, você descobrirá como vender mais ao mesmo tempo em que realiza um atendimento de qualidade. Entre os aprendizados mais importantes desse tipo de curso que ajudarão a enfrentar a temida resposta dos clientes, estão a melhor forma de lidar com objeções, o conhecimento sobre os perfis de clientes e as abordagens adequadas para cada um.

As melhores respostas

Algumas respostas funcionam melhor do que outras ou do que simplesmente acenar com a cabeça e dar um sorriso amarelo. Ao invés dessas reações desencorajadoras, tente “Meus melhores clientes também dizem isso. Meu nome é Fulano, e o seu?”, “Você pode olhar por quanto tempo precisar, temos muitos produtos, sinta-se à vontade em nossa loja” ou “Quando você realmente for comprar, que tipo de peça você pensa em adquirir?”. Avalie o contexto e o perfil do cliente antes de usar cada frase para evitar uma saia justa.

O que não fazer

Existem muitas variações de respostas e atitudes para convencer o cliente a comprar ou se lembrar do local, mas também existem inúmeras formas de convencê-lo a nunca mais entrar na sua loja! Entre as atitudes campeãs para espantar os consumidores, estão: ficar irritado com o cliente, fingir excesso de intimidade, ser negativo ao falar de amenidades (como o tempo, o futebol, a política) e mentir, pois para ser um vendedor de sucesso, é preciso ter credibilidade.

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