Como evitar erros em sua pesquisa de mercado

Postado por Admincursos | 3 de agosto de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Como evitar erros em sua pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado só pode ser feita por profissionais experientes e precisa de planejamento para reduzir o risco de equívocos

pesquisa de mercado é uma ferramenta que vai orientar empreendedores, vendedores, pesquisadores e outros profissionais a compreender as dinâmicas do mercado e usar os dados para alavancar seus negócios. Se houver erros, por menor que seja, toda uma estratégia pode ser comprometida e os resultados podem ser frustrados.

Esse tipo de trabalho pode obter informações sobre o seu campo de atuação, a sua concorrência, os seus fornecedores e os seus clientes. Suas conclusões ajudam a identificar problemas e oportunidades e indicar possibilidades para que você não precise tomar decisões sem fundamentos, seja na fase de concepção de um projeto ou já na sua implementação, mas somente se você confiar nos resultados da pesquisa.

Se não for realizado cuidadosamente, o processo de coleta e análise de informações pode conter erros cometidos de forma não-intencional, como recorte equivocado, fontes inadequadas, falta de recursos e inexperiência. Pesquisas propositalmente fraudulentas, feitas por estelionatários, também representam um perigo, além de serem crimes que devem ser denunciados.

Para evitar enganos e aproveitar as conclusões de forma assertiva para o seu trabalho ou projeto, é preciso:

Contar com uma equipe capacitada

O rigor científico de uma pesquisa mercadológica deve estar em primeiro plano para evitar erros, e apenas uma equipe profissional pode garantir isso. Quando se trata de um estudo complexo ou pouco convencional, a falta de experiência dos envolvidos pode enfraquecer a pesquisa e acarretar em falhas tanto na metodologia quanto na análise das informações coletadas. Prefira selecionar apenas profissionais que realizaram um curso de pesquisa de mercado e desconfie de empresas que realizam estudos em grande quantidade, pois elas podem deixar a desejar na qualidade do material. Além disso, a conscientização dos profissionais que atuam na área é muito importante para solucionar esse problema.

Optar por um tipo de pesquisa

Basicamente existem dois métodos de pesquisa de mercado entre as quais você deve optar, a primária e a secundária. Na pesquisa primária, os dados são coletados de forma personalizada para seu negócio por meio de entrevistas, questionários ou reuniões com grupos de testes. Ela pode fornecer ideias e insights sobre as necessidades e impressões dos seus clientes em relação a um serviço, por exemplo. Já a pesquisa secundária utiliza dados que já foram coletados anteriormente com outros objetivos, como resultados do Censo, uma pesquisa do IBGE ou apurações feitas para uma matéria jornalística. Geralmente, a pesquisa primária leva mais tempo do que a secundária para ser concluída.

Respeitar as etapas

A pesquisa mercadológica é uma ferramenta muito utilizada e, portanto, já consolidada entre os pesquisadores. Por isso, siga as regras! O primeiro passo é definir os objetivos que você pretende atingir com a pesquisa (por exemplo: ajustar o preço de um produto ou redimensionar seus colaboradores), seguido da especificação do público-alvo e da amostra desse material. Feito isso, é preciso elaborar um roteiro básico de perguntas, simples e imparciais, que devem ser validadas antes de sua aplicação. É essencial que, na hora de fazer o questionamento, o responsável não direcione o respondente à resposta desejada. Por último, analise os resultados e compile os dados em um relatório.

Estabelecer um prazo possível

O planejamento de todos os detalhes da sua pesquisa, inclusive o prazo para ter em mãos os resultados, é essencial para evitar equívocos. Determine o cronograma de trás para frente, mas garanta que há tempo adequado para cada etapa. Por exemplo: o prazo para a aprovação do questionário pode atrasar se depender de um executivo atribulado; o público alvo pode demorar mais que o desejado para conceder as respostas, principalmente se for por e-mail ou online; perguntas abertas demandam mais tempo de análise para obter conclusões factuais. Evite alterar o calendário em cima da hora, pois o resultado poderá ser comprometido, já que cada etapa tem seu tempo e a pressão pode facilitar os erros.

Coletar dados confiáveis

Em uma pesquisa de mercado, é obrigatório coletar exclusivamente dados confiáveis regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas. Entre os órgãos indicados para a consulta, estão: prefeituras municipais, secretarias de Estado, órgãos do governo Federal, entidades de classe, universidades, IBGE, Sebrae, associações comerciais, industriais e sindicatos, centros de pesquisa, cooperativas e agências de desenvolvimento, centros de tecnologia, jornais, revistas e publicações especializadas. Se essas fontes ainda não forem suficientes para o seu caso, considere fazer uma consulta direta com o seu público-alvo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *