Como Programar Seu Calendário de Estudos e Não se Perder No Caminho

Postado por Admincursos | 17 de outubro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Como Programar Seu Calendário de Estudos e Não se Perder No Caminho

Quantidade de matérias é um dos quebra-cabeças que os jovens precisam enfrentar

Muito para estudar em pouco tempo disponível. Este é um dos principais problemas que os estudantes passam durante as épocas de ensino.

Principalmente para aqueles que estão em épocas de vestibulares, entregas de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), ou concursos públicos, o tempo pode se tornar um inimigo se não for administrado corretamente.

Por isso, um calendário de estudos é indispensável para quem passa por esse tipo de situação, mostrando quanto deve se estudar para cada assunto, economizando tempo, e desgaste físico.

Todos os anos, diversos casos de estudantes que estudaram mais de 10 horas por dia para passar no esperado vestibular se tornam destaques em notícias.

Por um lado, essa carga de estudo pode influenciar positivamente, mostrando que a determinação e o foco são a chave de sucesso para passar no sonhado curso ou cargo público.

Contudo, pelo lado negativo, essas notícias podem causar desanimo na maioria dos jovens e adultos que não tem todo esse tempo disponível, levando a crer que apenas quem estuda essa quantidade de tempo que tem chances.

Para te ajudar nessa, que pode ser seu principal passo na carreira, listaremos algumas dicas para conseguir concilia-los com os demais afazeres de sua rotina.

Saber os horários

Tenha Horario para Estudar

Ponto de partida de tudo, a separação dos horários é fundamental para quem quer organizar os estudos.

Para isso, é necessário saber quais são os horários “brutos” e rotineiros de seu dia-a-dia. Por exemplo, as 5 horas na escola, mais as 2 horas de ida e volta já somam 7 horas que você não terá disponível para os estudos.

“Ah, mas durante o caminho ao trabalho/faculdade eu estudo”. Não tem nenhum problema nisso, contanto que esteja conseguindo realmente se focar. Mais abaixo explicaremos melhor sobre isso.

Voltando ao assunto, a distinção das tarefas diárias é essencial, fazendo com que você saiba o quanto tem disponível para os estudos.

Não se assuste caso veja que tem pouco tempo para isso, ou muito tempo para aquilo, o importante é conseguir cumprir tudo ao fim do dia.

Nos finais de semana, caso tenha mais tempo livre, tente aumentar a carga horária para os estudos, recuperando o tempo que talvez não possa ter durante os dias úteis.

Alguns horários são indicados para todas as pessoas, como o descanso mínimo de 8 horas por dia, ou a carga horária máxima de 12 horas no trabalho, descrito em lei.

Em média, quem apenas estuda leva mais vantagem em relação ao tempo disponível para o trabalho, mas, caso você também trabalhe, não desanime, pois, o mais importante é o esforço de cada um.

Lembre-se de algumas questões, como o tempo de descanso e de lazer, que são fatores essenciais para não perder o controle.

Colocar também alguns minutos de tolerância é recomendado, afinal, nunca se sabe se terá muito transito, ou se atrase no (a) trabalho/faculdade.


O que estudar

Objetivo de Estudos

Após estabelecido seu calendário de estudos, confira quais são os principais temas – ou matérias – que você precisa de focar, sejam elas para vestibular, TCC ou concursos públicos.

Em vestibulares, algumas instituições enfatizam a matéria principal do curso, tornando-a mais importante para aquele estudo. Alguns exemplos são: cursos de engenharia com exatas, ou cursos de medicinas com biológicas.

Sabendo disso, separe mais tempo para as matérias que serão mais exigidas, não deixando de lado as demais, afinal, todo tipo de matéria cai nos vestibulares e provas, mesmo em menores quantidades.

Livros também são incluídos na aprendizagem, por isso, eles devem ser lidos no horário destinado aos estudos, mesmo sendo considerado forma de lazer.


Ser rigoroso

Estudante Rigorosa e Exemplar

Pode parecer óbvio, mas é um dos desafios mais difíceis. Ser rigoroso com os horários é ser responsável com seu futuro.

Muitas vezes as tentações adversar podem se sobressair, mas o importante é se manter no lugar e evitar utilizar horários de outras tarefas para o estudo e vice-versa.

O horário de lazer é essencial, mas pode se tornar um inimigo caso seja extrapolado. Saber parar os afazeres na hora certa é fundamental.


Focar

Pode parecer o mesmo tópico acima, mas não. Diferente da rigorosidade com os horários, o foco é o assunto principal nos estudos.

Grande inimigo, a falta do foco pode aparecer de diversas maneiras, entre elas está o maior companheiro de muitos, o celular.

Alguns dos principais especialistas em vestibulares e concursos públicos do Brasil garantem que o foco é essencial para a completa absorção da matéria.

Dentre as dicas, o silêncio é um grande fator, já que aumenta a concentração durante a leitura, liberando também mais espaço para o pensamento e raciocínio.

Retornando a questão do celular, deixe-o de lado durante os estudos. Algumas vezes, o simples toque do celular pode interromper toda uma linha de raciocínio, fazendo retroceder até o ponto inicial.

O estudo no ônibus, durante o trajeto para a o trabalho ou faculdade é comum de se ver e não é proibido, contanto que consiga se focar. Ouvir música também é uma ferramenta utilizada por alguns.

Qualquer local pode ser considerado lugar para estudar, desde que se lembre do que leu ao fim do dia. Ser superficial nesse quesito não irá te ajudar, e estará só atrapalhando.

Diversificar

Contanto que seja feito todos os dias, apenas o método de leitura pode se tornar cansativa e até mesmo desanimadora.

Por isso, é sempre bom utilizar outras formas de estudo, como vídeos-aulas e ensinos à distância.

Com isso, a variação se torna algo diferente na rotina, podendo mostrar outras informações que podem ter passado em branco em outras vezes.

Você pode conferir mais dicas de maneiras diferentes de estudo clicando Neste Link.

 

Apesar de ser custoso, sempre frise que essa será a época mais corrida de sua vida, onde muitas vezes o menor tempo que terá disponível é para o lazer.

Saber que é uma fase passageira e quanto mais foco tiver, mais fácil será a caminhada, são alguns dos pensamentos que podem ajudar a enfrentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *