5 Técnicas de Redação Para Vestibular Para Arrasar na Prova

Postado por Admincursos | 19 de outubro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Nós sabemos que a redação para vestibular tem um papel muito importante na nota final. Por isso, conhecer as melhores técnicas de redação pode fazer toda a diferença para conseguir aquela tão sonhada vaga

O vestibular é uma etapa muito importante da vida, já que pode definir o seu futuro. A preparação para ela é intensa, seja através de aulas no cursinho, estudos com os amigos ou até mesmo manuais e dicas para ir bem na prova encontradas na internet.

Porém, tem aquela etapa que quase todo mundo tem pesadelos, que é a redação. Qual será o assunto? Como desenvolver o texto? Será que vai ser sobre um assunto que você domina ou sobre algo desconhecido? Precisa ter título? Qual o tamanho dos parágrafos?

Se fôssemos ficar só com as perguntas, daria para fazer uma lista bem grande, mas o objetivo é justamente o contrário. Ao conhecer as melhores técnicas de redação para vestibular, você não terá tanto medo dessa etapa e poderá superá-la com louvor.

5 Técnicas de Redação Para Vestibular Infalíveis

Ao conhecer e se aprofundar nessas técnicas, você conseguirá tirar a redação de letra e obter uma ótima nota!

1 – Estude os Acontecimentos Atuais

Sem sombra de dúvidas, o tema da redação é uma das maiores preocupações. Afinal de contas, será preciso escrever uma dissertação sobre uma coisa que você vai descobrir na hora e, o pior de tudo, sem consulta!

Essa não é necessariamente uma técnica, mas é uma das dicas de redação mais importantes. Na maior parte das vezes, os assuntos escolhidos são aqueles que estão em evidência no cotidiano, nos jornais e nos portais de notícias.

Apenas para ter como base, os temas das redações do ENEM de 2015 e 2016 foram, respectivamente, “a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” e “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”.

Esses temas deixam claro que, além de serem assuntos do cotidiano, quase sempre envolvem o Brasil. Dificilmente a discussão abordará outro país ou algo que não seja muito divulgado e comentado na mídia.

Objetivo de Estudos

2 – Anote Primeiro as Ideias, Depois Passe a Limpo

Geralmente, a parte da redação para vestibular conta com duas páginas: uma de rascunho e outra definitiva. Muitas pessoas não dão a devida importância a isso, mas não seja uma delas!

A folha de rascunho está lá para ser usada. Um fator que leva vários vestibulandos a descartarem o rascunho é a constatação de que ele só serve para perder tempo, o que não é verdade. É lá que você começará a passar as ideias para o papel.

É claro que o vestibular tem um limite máximo de permanência, e é preciso se atentar a ele para conseguir terminar tudo a tempo, mas o rascunho é muito importante para poder colocar as ideias no papel, mesmo que não tenham muito sentido no começo.

Como essa folha não vale para avaliação, vale tudo: anotar as ideias na forma de tópicos, escrever palavras soltas ou assuntos que não se relacionem em um primeiro momento. Depois, basta organizá-los da melhor forma possível e transcrevê-los na folha definitiva.

Com isso, a chance de você esquecer de alguma ideia ou ponto importante diminui bastante e o texto tende a ficar com uma qualidade muito maior, além de você não correr tanto risco de escrever alguma coisa de que não goste e não ter como voltar atrás.

 

3 – Tenha um Texto Com Começo, Meio e Fim

Sua redação sempre será avaliada, mas não é por isso que você não deve se empenhar para deixá-la bem estruturada. Por isso, ela deve ter 3 partes bem definidas: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Essa é uma das mais importantes técnicas de redação para vestibular. Dividir o texto o deixará muito mais interessante, fácil de ler e as ideias não ficarão dispersas.

Cada uma dessas partes deve ser mais ou menos assim:

 

  • Introdução: aqui, você deve fazer uma descrição dos assuntos que serão tratados no texto. Ela deve ser bem clara quanto a isso e o mais direta possível, para deixar o leitor informado sobre o que encontrará no decorrer da redação e também despertar sua curiosidade para continuar lendo.
  • Desenvolvimento: nessa parte, você deve destrinchar o assunto mais a fundo. É interessante colocar alguns questionamentos, pois isso torna o texto mais atraente e rico em informações. Podem ser expostos pontos favoráveis e contrários acerca do tema ou abordagens que levem o leitor a pensar mais sobre o tema. O intuito é prender a atenção do leitor durante todo o texto.
  • Conclusão: finalmente, a conclusão atuará como uma síntese de tudo aquilo que foi dissertado. Podem ser selecionados os argumentos e constatações mais importantes do texto e, por fim, a ideia deverá ser concluída. Outra alternativa é deixar a conclusão sobre o assunto a critério do leitor, o que dá um tom mais curioso e interativo. Porém, mesmo nesse caso o texto deve ter um desfecho, para que a conclusão não fique “vazia”.

 

Não se esqueça de que o leitor espera que seu texto tenha essas três partes. Por isso, preste bastante atenção.

Redação para Vestibular Algumas Dicas

4 – Fale Apenas do Que Você Tem Certeza

Você se lembra da Ofélia, uma icônica personagem televisiva interpretada pela atriz Cláudia Rodrigues, que tinha o seguinte bordão: “eu só abro a boca quando tenho certeza”? Brincadeiras à parte, esse conceito se aplica muito bem em uma redação para vestibular.

É muito legal discorrer sobre assuntos históricos e que são um pouco mais técnicos: isso enriquece demais o texto. Porém, esse recurso deve ser utilizado apenas quando você tem certeza absoluta de que isso está certo.

Se não estiver convicto, então o melhor é não falar sobre isso. Nesse caso, é melhor pecar pela falta do que pelo excesso. Aborde outros tópicos, mas não entre naqueles que você não conhece muito bem, já que tudo isso entrará na avaliação da redação.

 

5 – Use o Fator da Surpresa

Cá entre nós: não é chato quando você está assistindo a um filme ou uma novelaas já sabe o que vai acontecer, mesmo sem precisar assistir? Isso acontece porque muitas dessas produções são feitas sob padrões que já são conhecidos pela maioria das pessoas.

Pois bem, você deve evitar fazer isso na hora do vestibular. Uma dica muito valiosa em uma redação para vestibular é surpreender o leitor, sair da caixa, ir para novas linhas de raciocínio.

Não se esqueça de que a avaliação da redação não é feita apenas em relação ao seu conhecimento sobre o assunto proposto, mas sim sobre a sua capacidade de interpretação de texto e de escrita. O assunto serve apenas para que você tenha algo sobre o que criar o texto.

Ao evidenciar contrastes e tópicos um pouco mais “chocantes”, o texto se torna bem mais legal e, principalmente, mais rico, o que pode agregar bons pontos a mais na hora de avaliar. Porém, tome cuidado: esses contrastes não podem ser muito fortes e devem estar dentro da proposta da redação.

 

Formule Uma Redação Sensacional!

Com essas dicas, ficará muito mais fácil fazer aquela redação perfeita, com uma nota bem alta, que vai te ajudar a conseguir aquela vaga no curso que você tanto deseja.

Além de tudo isso, fique tranquilo: a redação para vestibular é uma etapa da vida pela qual quase todas as pessoas já passaram ou ainda passarão. Está em suas mãos, literalmente, escrever como serão os próximos anos da sua vida.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *