As novas regras ortográficas | O ditongo
Postado por Admincursos | 29 de janeiro de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Entenda como funcionam os ditongos abertos em palavras paroxítonas e a queda do acento
Na semana passada, foi iniciada a tarefa de ajudá-los a ficar por dentro das novas regras ortográficas. Foi mencionado que o alfabeto será dono de 26 letras, não mais 23 e que palavras como ideia não terão mais acento. Essas regras deverão ser aderidas ao longo dos próximos dois anos, pois em 2016 não haverá mais escapatória.
Hoje, a dica é voltada para os ditongos abertos. Para refrescar sua memória, eles representam o encontro das vogais – ei e – oi. Em palavras paroxítonas, cuja sílaba tônica é a penúltima, esses ditongos perdem o acento, como acontece em ideia e jiboia.
Veja o exemplo:
Ideia – i-dei-a | Jiboia – ji-boi-a
Atenção: não confunda esta regra com as palavras oxítonas terminadas em ditongos abertos (-éi, –éu e –ói), pois elas se mantêm acentuadas. Exemplo:
Chapéu – cha-péu | Herói – he-rói
Nesse caso, o ditongo aberto permanece acentuado, pois o encontro vocálico acontece na última sílaba. Sendo assim, tome cuidado com os ditongos abertos nas paroxítonas, pois a acentuação se difere e isso pode gerar certa confusão, como acontece bastante entre “ideia” e “papéis” e “jiboia” e “herói”.
Lembre-se: paroxítonas com ditongo aberto perdem o acento. As oxítonas não.
Nos vemos na próxima semana para falar sobre os temíveis hiatos e as suas exceções quanto à acentuação dentro da nova regra ortográfica. Até lá!
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Receba gratuitamente nosso guia: Como otimizar o tempo nos estudos
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos