Reprovou no vestibular? Não desanime!

Postado por Admincursos | 15 de janeiro de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Continuar com o otimismo e melhorar as falhas são dois itens que ajudarão a enfrentar o vestibular mais uma vez

A segunda fase dos principais vestibulares brasileiros tende a ficar mais complicada com o passar dos anos. As notas de corte aumentam, as exigências e cobranças se tornam um cansaço físico e emocional, e as horas e horas de estudo se tornam uma neurose, com a pura sensação de que nada foi estudado corretamente. Mas nada se compara ao desânimo de bater na tangente e ver que seu nome não está na lista de aprovados. Você se sente como um balão sendo esvaziado, se perguntando o que fez de errado.

É fácil um amigo dizer que vai ficar tudo bem e que na próxima você consegue. Quem passou o ano inteiro estudando, sabe que a sensação de falha é um pouco maior que o pensamento de tentar de novo. Mas é preciso fazer isso, afinal, é seu sonho, não é? Por isso, o novo ano começa com a meta de se trabalhar os erros da segunda, terceira ou quarta tentativa que se prestou o vestibular. Veja abaixo o que você pode fazer ao arregaçar as mangas novamente:

• Refazer as provas dos vestibulares anteriores e cronometrar o tempo;

• Ler tudo sobre atualidades;

• Esqueça o verbo to be na prova de inglês e procure ler textos na língua;

• Descubra qual disciplina você foi mal no vestibular anterior e dê foco nelas;

• Treine a escrita. Não é porque na 1ª fase há questões objetivas, que você tem que deixar a redação para depois.

Se matricular em um cursinho é uma boa pedida para quem não consegue estudar sozinho e quer ter disciplina. É uma arma contra aqueles que não estão se esforçando como você. Em instituições destinadas à maratona pré-vestibular sempre há simulados, professores plantonistas, salas de estudos, material de apoio e aulas especiais voltadas para oficinas de redação, leituras obrigatórias dos vestibulares mais concorridos e até auxílio vocacional.

Se você passou muito tempo bitolado nos estudos, a dica é sempre ter um momento de lazer e sair da neurose de que, enquanto você vê um filme, o concorrente estuda. Tudo bem, pode ser verdade, mas a fadiga é um dos pontos que compromete o raciocínio do vestibulando. Outro conselho superfácil é: durma. Não adianta varar as noites, pois, na hora da prova, você estará disperso para fazê-la.

E tenha confiança. Se esse é seu sonho, não desista dele!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos