O papel do coordenador pedagógico
Postado por Admincursos | 28 de março de 2013 | Deixe aqui seu comentário
A amplitude do mercado educacional propicia trabalhos não só para professores
Muitas pessoas se interessam pela área de educação e acreditam que só os professores podem atuar em projetos educacionais. Trabalhar em instituições de ensino não é o único campo de atuação no que se refere à educação, pois ela tem uma amplitude de cargos que vão além do papel do mestre. A coordenação pedagógica é uma delas, onde o profissional anda lado a lado do gestor escolar e é o braço direito do diretor. Essa profissão é imposta como nova no mercado brasileiro e propicia melhorias, inclusive, na aprendizagem.
O coordenador pedagógico é capaz de influenciar no trabalho dos professores para que o padrão de aulas seja seguido da melhor maneira possível. Sem contar que ele atua como uma assessoria ao trabalho dos educadores, sempre focado no desenvolvimento estudantil e nas adequações do ambiente de ensino. Até mesmo os educadores podem migrar para essa área, que tem forte presença do público feminino, mas que agrega funções que contribuem para a identidade do lugar onde trabalha.
O que o coordenador pedagógico faz?
Ele busca a qualidade de ensino, mas dentro das solicitações que estão ao seu alcance. Sendo assim, o perfil desse profissional requer um toque administrativo e, junto a isso, o futuro coordenador pedagógico deve ser proativo, responsável, dinâmico, com habilidades para contornar problemas e desenvoltura para tomar decisões. Com esse conjunto de características, o profissional dessa área irá:
• Identificar as necessidades dos professores;
• Encontrar soluções que englobem a qualidade do trabalho educacional;
• Acompanhar o trabalho pedagógico;
• Se sensibilizar ao perceber as necessidades do grupo docente e discente;
• Ser a ligação da instituição com todos aqueles que fazem parte dela;
• Ter um relacionamento maduro com os professores para definir estratégias de melhoria.
Atuar com coordenação pedagógica é muito mais que ficar sentado atrás de uma mesa e dar aprovação aos projetos que envolvem a instituição de ensino. Não se trata apenas de ser a voz do diretor, pois é um trabalho de acompanhamento diário que visa manter a área educacional atualizada, além da imposição de práticas viáveis, sem perder o foco dos propósitos da escola. Estar atento às tendências dessa área demonstra a valorização da educação por parte desse profissional, que tenta vencer obstáculos e valorizar todos os envolvidos.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos