Dicas para você escrever bem
Postado por Admincursos | 26 de março de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Seja uma redação ou um relatório para o chefe, elaborar um texto não será mais um bicho de sete cabeças
Não são todas as pessoas que tem a grande facilidade de sentar e começar a escrever. Algumas realmente têm essa facilidade, outras mal conseguem terminar uma frase por causa do conflito de ideias. Falta de inspiração ou bloqueio criativo também impedem na hora de elaborar um texto atraente. Quem não trabalha o tempo inteiro com redação, a tarefa parece impossível de ser realizada. A boa nova é que nada na vida é impossível, então, qualquer um pode produzir um texto claro, legível e com a mensagem central bem destrinchada.
Antes de deixar as palavras deslizarem da mente para o papel ou para o Word, pense no público a que ele se destina. Os textos costumam ser formulados da seguinte forma:
Formal: tem o toque mais sério, como um diálogo com o chefe, sem familiaridade ou relação emotiva;
Informal: é aquele texto semelhante ao nosso diálogo rotineiro. Ele é mais solto, por vezes, mais pessoal, mas sem perder o bom senso do contexto.
No caso da redação, os textos formais são recomendados, escrito na terceira pessoa do singular e na norma culta. Em um mundo onde a internet é porta-voz de tudo, a primeira coisa que deve ser evitada na hora de escrever é o internetês. Pode ser muito fácil escrever duas linhas com “vc”, “pq”, “qd”, mas, se for um texto para vestibular, tenha certeza que ele será desclassificado.
Outro erro é achar que escrever palavras difíceis enriquece o texto. Às vezes, esse propósito é totalmente falho. Imagina um blog, espaço onde uma massa de pessoas leigas tem acesso com grande facilidade. Elas simplesmente vão embora se lerem o texto e o esforço na hora da criação não terá valido a pena. O mesmo para a redação, pois a banca examinadora entenderá que você só quer impressionar, o que coloca em risco a qualidade dos argumentos expostos no texto.
O gerundismo é o hábito da nossa fala, mas deve ser evitado na escrita. Uma palavra ou outra, tudo bem, mas distribuído em cada linha do texto não é o recomendado. Essa atitude empobrece a redação, da mesma forma que os pronomes possessivos “seu” e “sua” que são capazes de gerar confusão no leitor por causa da ambiguidade.
Fuja também dessas situações na hora de escrever:
• Frases longas: ao escrever, sempre vá direto ao ponto;
• Público-alvo: uma pessoa que gosta de economia, não lerá um texto sobre cultura. Pelo menos, não de imediato;
• Revise, revise, revise e revive. Está inseguro? Revise de novo!
• Fique de olho no tema da redação. Sublinhe elementos relevantes para evitar que você saia do foco.
Para você escrever bem, tenha esta dica em mente: pesquise sobre aquilo que quer falar. Não adianta fazer um texto gigantesco, com frases longas, pois ninguém se dará ao trabalho de ler. Pense nas regras de redação e faça a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Claro que isso dependerá do veículo de comunicação do qual você escreve, então, fique atento para não cometer deslizes. Fique de olho também na nova ortografia, exigida em grandes vestibulares, pois ela faz a diferença, mesmo que a implementação oficial seja só em 2016.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos