O Dia Internacional da Mulher
Postado por Admincursos | 8 de março de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Conheça um pouco da história desta data e algumas conquistas das mulheres brasileiras
Há muito tempo atrás, a figura feminina era ignorada. Isso quer dizer que ela não podia trabalhar e nem ao menos votar. Suas tarefas eram destinadas aos cuidados do lar, dos filhos e do marido. Com a Revolução Industrial, as coisas mudaram e as fábricas invadiram grandes polos comerciais e trouxeram mudanças significativas na forma de trabalho. As mulheres, enfim, começaram a caminhar lado a lado dos homens e passaram a lutar pelos seus direitos. Na ascensão do século 20, o sexo feminino conquistou direitos econômicos, políticos e sociais.
Nem tudo foi uma maravilha, pois as condições de trabalho não eram boas, nem os salários. Uma onda de protestos marcou o processo de industrialização de muitos países, mas um dos mais marcantes foi o ocorrido no dia 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque, onde mulheres que atuavam em fábricas de vestuário têxtil se reuniram para lutar por melhorias no setor trabalhista.
Porém, não foi esse evento que deu origem a data voltada para o sexo feminino, mas, sim, o incêndio da fábrica Triangle Shirtwaist, onde trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. Inúmeros embates aconteceram até a Primeira Conferência Internacional sobre a mulher, onde o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.
No Brasil, a batalha das mulheres não foi muito diferente. Elas também não eram respeitadas e não tinham posições igualitárias aos homens. Pensando nelas, eis alguns fatos curiosos para você saber sobre as conquistas das nossas mulheres ao longo do tempo:
• Em 13 de maio de 1888, a primeira senadora do Brasil, a princesa Isabel, aboliu a escravidão;
• Em 1885, Chiquinha Gonzaga estreou como maestrina ao reger “A Corte na Roça”, sendo a primeira mulher à frente de uma orquestra;
• Em 1827, foi sancionada a primeira lei de educação para mulheres que as permitiram frequentar as escolas, cuja presença delas no passado era vetada;
• Em 1927, as mulheres brasileiras conseguiram o direito ao voto;
• Em 1985 foi fundada a Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher – DEAM (SP) e, no mesmo ano, também foi aprovado o Projeto de Lei que deu origem ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher.
• Em 2006, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Maria da Penha, que visa punir as agressões contra a mulher dentro do ambiente doméstico ou familiar;
• Em 2010, Dilma Rousseff se tornou a primeira presidente mulher do Brasil.
É fato que as mulheres não são mais tratadas como nos séculos passados e conquistaram ótimas condições de trabalho e cargos que, anteriormente, só eram ocupados por homens. Haja conquistas, né?
Neste dia tão especial, não deixe de homenagear as mulheres da sua vida. Não só hoje, como todos os dias.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos