Os benefícios da leitura

Postado por Admincursos | 12 de março de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Em meio a tantas opções literárias, não é difícil escolher a preferida e se tornar um fiel leitor

No Brasil não há muitos amantes da leitura. Os livros deveriam fazer parte da nossa cultura desde a infância, não só no período escolar onde esse contato não é tão aprofundado. Andar com um livro ou até mesmo uma revista embaixo do braço deveria ser um comportamento natural da nossa rotina, afinal, é lendo que exercitamos a imaginação e expandimos o vocabulário. Infelizmente, nossas taxas de analfabetismo não são das melhores, mas existem iniciativas, como o Projetos de Leitura, que visa engajar leitores todos os dias.

Educadores já se posicionam a favor do incentivo à leitura e fazem das aulas uma verdadeira contação de histórias ao elaborarem projetos para encantar crianças, adolescentes e adultos, a fim de trazê-los para o universo literário. Mesmo com essa atitude altruísta, o gosto pelos livros deve partir dos pais e de pessoas próximas, pois são elas que inspirarão o interesse por determinada obra.

Um item que poderia ajudar muito os aspirantes à leitura são as bibliotecas, escassas em muitos municípios, mas que ainda são vistas como um ponto de partida para atiçar a curiosidade de tantos brasileiros que podem usufruir um bom tempo tendo um livro como companhia.

Mas, por que ler?

Ler não é apenas deixar os olhos vagarem de um lado para o outro e folhear muitas páginas até chegar no final da história. Sendo um leitor, você adquire:

Repertório e senso crítico: pode não parecer, mas ler contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Ampliação de conhecimento e vocabulário: lendo se descobre novas palavras e novos estilos que se refletem na escrita. Sem contar que a leitura contribui para a nossa capacidade de comunicação;

Estimula a criatividade: ao se envolver com a leitura, automaticamente, você coloca o cérebro para trabalhar ao dar forma a lugares e personagens;

Muda sua vida: é clichê, mas é verdade. Um leitor desde a infância tem mais facilidade em estudar, por exemplo.

Se você não tem o hábito de ler, que tal começar a agora? De acordo com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), os brasileiros não ultrapassam a marca de dois livros por ano. Que tal ultrapassá-la? Mesmo que seja devagar, o gosto pelos livros pode ser criado e, quando menos notar, você será mais um viciado pela leitura.

Se você tem livros estocados em casa e não os usa, doe para que crianças tenham a oportunidade de conhecer mundos fantásticos e crescerem de maneira inspiradora.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *