Funções do assistente social

Postado por Admincursos | 9 de abril de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Funções do assistente social

Saiba sobre essa profissão que visa, acima de tudo, melhorar as condições de vida da sociedade

Ser assistente social é estar envolvido no planejamento e execução de políticas públicas a favor da sociedade. Ele trabalha pelos direitos da população, tendo como principal foco a comunidade carente. O objetivo dessa profissão é contribuir para o acesso dos direitos sociais, civis e políticos, em uma amplitude de áreas de atuação, como hospitais, empresas e, especialmente, escolas. O profissional também pode desenvolver treinamentos que visam responsabilidade social e conscientização.

Para aqueles que se interessam em ser assistente social, entenda que a profissão pertence à área humanista que se compromete com valores que respeitam e valorizam as pessoas, independente de classes sociais, de raça ou de religião. É uma área, por assim dizer, que realmente busca igualdade social, cujo teor abrange assuntos políticos. Esse profissional precisa ter a mente aberta para compreender os problemas que encontrará ao longo da rotina, tendo como apoio o conhecimento e a essencial capacidade de mobilização.

Assistente social: inserção no mercado de trabalho

Atuar como assistente social sempre gera muitas perguntas, inclusive, como se profissionalizar e onde atuar. Na maioria dos casos, os concursos públicos são vistos como a grande solução para quem quer ingressar nessa carreira. Quem requer esse tipo de trabalho são prefeituras, entidades assistenciais, sistemas de saúde, sindicatos, ONGs, etc. Para isso, é necessário se graduar em Serviço Social, curso que dura, em média, quatro anos. Depois disso, o profissional deve se registrar no Conselho Federal de Serviço Social para poder atuar na área.

Profissionalizado, o assistente social pode trabalhar na defesa dos Direitos Humanos, lutar a favor da justiça social, planejar metas para a democratização de políticas públicas e sociais e buscar melhorias nos serviços direcionados à população. Aqui no Brasil, essa profissão é regulamentada, possui código de ética profissional e recebe fiscalização para que a atuação desse profissional atinja as metas traçadas, seja de ordem privada ou pública, para promover melhorias na condição de vida.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • lediane disse:

    gostaria de saber quem foi o autor desta publicação (Funções do assistente social
    POSTADO POR ADMINCURSOS | 9 DE ABRIL DE 2013) estou fazer meu tcc e gostaria de refernciar-lo como citação direta. obrigada

  • eu me identifico muito com esse curso,pois gosto muito de tentar ajudar os mais necessitados e gosto de estar no meio de de comunidades carentes, gosto de liderar ,de conversar gosto de me expressar de uma maneira que as pessoas entenda o que elas querem disse:

    amo o trabalho doa assistente social

  • Larissa damacena disse:

    Tenho certeza que escolhi a profissão certa, mais do que uma profissão tem que ter o dom de cuidar do próximo, por que a partir do momento que escolhemos uma profissão que a prioridade e cuidar do ser humano, isto acaba sendo primordial em nossas vidas, as vezes deixamos nossos problemas de ladas para achar uma solução para aquele problema que nem e seu. Mais no final e gratificante você olha pra trás e ver que mais uma missão foi realizada e executada com sucesso…

  • ildarlan oliveira santos disse:

    muito bom. É uma responsabilidade muito importante para sociedade.