O mercado está em escassez de pessoas bem profissionalizadas e essa pode ser uma chance para se destacar
Hoje, os empresários estão mais exigentes e procuram profissionais que estejam qualificados para trabalharem. Muitos currículos são recebidos todos os dias pelos recrutadores, mas as contratações se tornam um processo lento, pois nem todos estão preparados para atuar em determinado ramo do mercado. O que isso quer dizer? Muito simples! A busca por mão de obra qualificada está cada vez mais competitiva e nem todos os brasileiros atendem às necessidades pedidas pelas empresas por não terem capacitação exigida para a vaga.
Normalmente, uma pessoa é considerada qualificada por reunir qualidades profissionais que são exigidas para exercer uma determinada função. Faculdade, cursos extracurriculares, tempo de experiência em determinada empresa é o básico pedido pelos recrutadores na hora da entrevista.
Não é segredo que muitas empresas brasileiras estão com dificuldades para contratar pessoas consideradas como mão de obra especializada e, aqueles que o são, estão dentro do ringue por serem muito disputados. Assim, gera-se a escassez dos melhores profissionais e isso faz com que várias áreas de diferentes empreendimentos sejam prejudicadas. Todos os meses, cerca de 2 mil vagas de emprego são liberadas e nem metade são preenchidas.
Algumas vagas não são tão exigentes sobre qualificações específicas, mas nem isso as impedem de ser ignoradas. Nem todo mundo quer trabalhar com telemarketing, por exemplo, área que sempre abre vagas e dá oportunidade, especialmente, para iniciantes no mercado de trabalho. Essa recusa do trabalhador gera um entrave no crescimento econômico e muitas empresas têm recorrido à mão de obra qualificada no exterior por causa da vivência profissional mais especializada.
Há quem diga que a mão de obra qualificada que há hoje no país não é o suficiente, mas os empregadores têm se mostrado mais flexíveis que o trabalhador. As taxas de desemprego caíram, sendo assim, parte do profissional agregar conhecimento ao currículo, especialmente se há interesse em trabalhar em uma área específica. Se a sua formação é em Direito, que tal fazer outros cursos? O empreendedor necessita de um colaborador proativo, com visão globalizada e que saiba atender a demanda de trabalho.
Isso começa, principalmente, a partir do ingresso em um curso superior. Para fazer os estudos valerem a pena, se engaje nas tarefas, por mais que seja difícil por causa da rotina. Participe de palestras e, se houver cursos extras, invista neles. Faça estágio, item de suma importância e que contribui e muito na hora da contratação. Aos poucos, você pode se tornar uma mão de obra qualificada com uma visão mais ampla, sem contar a bagagem de conhecimento que lhe fará chegar mais próximo do emprego dos sonhos.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…