Você trabalha naquilo que ama?
Postado por Admincursos | 30 de abril de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Saiba que nunca é tarde para reaver a profissão e se dedicar àquilo que lhe dá satisfação
Nem todas as segundas-feiras são agradáveis. Algumas pessoas acordam felizes da vida, outras nem tanto. Agir dessa forma nem sempre é por conta do término do final de semana, mas pelo fato de ter que sair da cama rumo ao trabalho que deixou de ser satisfatório. Quando alguém se encontra nesse clima, dificilmente fará as tarefas do dia com vontade e se perguntará o que fez de errado no âmbito profissional para ocupar um cargo que não o deixa contente. Para ele ou ela, a hora exata do final do expediente é o momento mais feliz da semana.
Trabalhar gera um dispêndio de energia muito grande, requer sacrifícios e um autocontrole para lidar com pessoas diferentes todos os dias. Parece simples, mas para quem não está mais entusiasmado com aquilo que faz, é um sacrifício gigantesco. Ainda mais quando esse profissional não faz aquilo que realmente gosta. No começo, ele se demonstra feliz por saber que tem um trabalho que lhe dará um salário, mas, com o passar do tempo, esse sentimento vai embora e a vontade de querer sair correndo bate forte.
Não é à toa que existem pessoas frustradas com a profissão, por não acharem que nasceram para aquilo que escolheram lá na graduação. Nem todo advogado está feliz, assim como o administrador. Escolher a profissão requer cuidado, mas, nem sempre, dá tempo de dar atenção a isso. Afinal, o mercado não congela para ninguém e, enquanto alguém pensa no que quer da vida, outro simplesmente ocupa aquela vaga ou simplesmente arregaça as mangas a fim de se dedicar àquilo que lhe dá satisfação.
Perto do Dia do Trabalhador, a pergunta que fica é: você faz o que ama?
A escolha profissional começa, necessariamente, no curso de graduação. Testes vocacionais podem dar uma esclarecida e ajudar a definir o perfil profissional, mas um dos maiores segredos para se dar bem é observar as preferências pessoais no cotidiano. Se você gosta muito de escrever, não tem porque pensar em ser médico. Começar consciente e com o pé direito é uma forma de fugir da estagnação profissional. Assim, é bem válido começar a traçar objetivos e ter em mente a forma como você se vê no futuro.
Com uma dose de entusiasmo, há sempre uma chance para se dedicar àquilo que gosta. Você precisa realmente do trabalho? Mantenha-se nele até quando der, mas aproveite as horas vagas para atender o gosto pessoal. Invista em cursos rápidos, que nem tomam tanto tempo, mas que ajudam a enriquecer o currículo. Participe de palestras sobre os temas que lhe agradam e inclua-se em grupos nas redes sociais. Ferramentas não faltam!
Aos poucos, a coragem para fazer aquilo que se ama virá com toda força e as segundas-feiras não serão mais um bicho de sete cabeças.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos