A tarefa de ser vestibulando

Postado por Admincursos | 23 de maio de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Assim que saem do Ensino Médio, muitos estudantes já se preparam para o vestibular

Ser vestibulando não é uma tarefa fácil. Assim que saímos da escola, a primeira coisa que se pensa é no tempo livre para fazer o que quiser, sem ter que se preocupar com lição de casa ou trabalhos para entregar. Ficar horas e horas conectado à internet ou diante da televisão parece uma boa forma de aproveitar essas férias praticamente eternas. Parece justo, mas nem todas as pessoas que saíram do Ensino Médio pensam assim e já partem para a próxima tarefa que é prestar vestibular.

A partir do momento em que se inicia o plano de estudos para entrar em uma universidade federal, o desespero parece ser a maior companhia do vestibulando. No início, tudo parece tranquilo, mas, quando os estudos avançam, a insegurança aparece ao lado do sentimento de culpa quando se pensa em desistir ou até mesmo abrir mão das apostilas para sair com os amigos ou simplesmente porque a vontade de estudar não está presente.

Na maioria dos casos, o vestibulando tem como meta prestar mais de um vestibular e, para se dar bem, é preciso ter muita disciplina para manter o pique dos estudos até o dia das provas. Fazer pausas durante uma leitura e outra é sempre recomendado, pois chega uma hora que o cérebro não assimila mais nada. Crises de ansiedade também podem comprometer a dedicação de quem estuda, mas nada que não possa ser contornado com uma dose de autoestima ao ver que o cronograma de estudos está em dia.

Vestibulando: durante os estudos

Muitos recomendam o foco maior naquilo que não se tem domínio. Claro que determinadas matérias precisam de mais dedicação, pois ninguém nasceu mestre em matemática. A dica é segmentar os estudos e explorar um tempo dedicado a cada uma das disciplinas. Ao dar atenção demais àquilo que não se compreende muito bem, o vestibulando corre o risco de ficar no piloto automático. O que pode ser feito é reservar cada dia para determinada matéria. Assim, nenhuma fica para trás.

A redação é um item que não pode ser ignorado, pois é ela que faz os vestibulandos saltarem para as listas de aprovação depois da segunda fase. Reserve um tempo, quem sabe nos finais de semana, para escrever. Vasculhe as novas regras ortográficas, técnicas de redação e, se você faz cursinho, não hesite em levar o texto para um plantonista. Outro item que muitos vestibulandos deixam para cima da hora são as leituras dos livros obrigatórios. Procure o melhor horário de leitura e descubra novos universos dentro da cultura brasileira.

As provas da primeira fase costumam ser no segundo semestre, entre os meses de setembro e novembro. Algumas chegam até ser em dezembro. Fique ciente das datas dos vestibulares para evitar uma onda de desespero que pode levá-lo a estudar mais de 10 horas por dia que só lhe deixará mais cansado. Nas semanas próximas do vestibular, faça revisões e não tente se aprofundar. Se esqueça das decorebas. Vestibulares não costumam pedir fórmulas, nem que você desenhe a tabela periódica.

O importante mesmo é desenvolver um esquema de estudos que deve incluir exercícios, resumos e leitura. Tendo a visualização do que precisa ser assimilado, o vestibulando verá que prestar vestibular passa longe de ser um inimigo grandioso.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos