As dificuldades de aprendizado
Postado por Admincursos | 9 de maio de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Jovens e adultos com dislexia ou déficit de atenção precisam se sentir inclusos no ambiente de ensino
Os educadores encontram desafios todos os dias no ambiente de trabalho, mas um dos mais preocupantes é quando algum aluno tem dificuldade para aprender. Seja na hora de ler, escrever, expressar ideias ou se concentrar, a criança ou o adolescente requer um pouco mais de atenção e de dedicação por parte daqueles que são responsáveis pelo aprendizado delas, pois esse comportamento influencia no sucesso escolar e na sociabilidade. Até mesmo os adultos podem se encontrar nesses casos e precisar de ajuda.
Dois dos mais populares problemas que afetam o aprendizado estão a dislexia e o déficit de atenção. A primeira está ligada às questões de dificuldade na leitura, soletração e escrita que compromete a fluência e a compreensão. O segundo pode incluir casos de hiperatividade que contribui para a dispersão, inquietação, desorganização, impulsividade e esquecimento.
Independente de qual for a causa e o quadro, essas pessoas precisam de cuidados para não criarem complexos de inferioridade.
O papel do professor e da escola
A instituição de ensino também precisa atender os alunos que possuem dificuldades em aprender. Ao fazer isso, é um sinal de que o estudante faz parte da escola e ele se sentirá incluso nas tarefas. Isolá-lo, por achar que ele não é capaz de desenvolver uma atividade, gera o mal-estar que pode comprometer a convivência dele com os colegas de classe. Sem contar o trauma em ter sido descartado, só porque o professor não lhe deu a oportunidade de fazer o mesmo que a turma em horário de aula.
As salas especiais é uma ideia até que animadora, mas elas podem acarretar resultados negativos por ser, mesmo que de forma indireta, uma forma de exclusão. Mesmo que essa não seja a intenção, ao colocar a criança em um ambiente especial, ela perderá a chance de interagir com os colegas de mesma idade, um detalhe que contribui para o amadurecimento, o desenvolvimento e a sociabilidade, imprescindíveis para as crianças que se encontram nesses casos, sensíveis demais por causa de algum distúrbio que dificulta o aprendizado.
O clima emocional do qual a criança, o adolescente ou o adulto convive precisa ser o mais harmonioso possível para não provocar o receio deles em se envolver com as atividades escolares. Os professores também precisam estar conscientes da maneira como identificar e tratar os alunos especiais e ter preparo para ajudá-los. Além de serem os intermediadores da escola, são eles que induzem o aprendizado.
Isso é uma forma de adaptação que, gradativamente, contribui para melhorar a vida do aluno em diferentes âmbitos.

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos