Com os eventos esportivos a vista, essa é uma das áreas que mais exige mão de obra qualificada
Você já deve ter escutado que os eventos esportivos que ocorrerão no Brasil abrirão muitas oportunidades de emprego. Uma das áreas que tem sido bastante visada é a de engenharia. Essa profissão possui inúmeras possibilidades de formação, onde deve partir do interessado a busca para saber se atende o perfil exigido. Tudo porque será preciso extrema dedicação e o gosto por matérias exatas, como matemática, física e química. No caso da Engenharia de Segurança do Trabalho, o foco se encontra na prevenção da saúde e da vida do trabalhador.
No geral, os engenheiros atuam em diversos ramos da tecnologia e na aplicação dela. Sem contar que o profissional precisa dominar algumas técnicas essenciais, tais como a construção de desenhos e de modelos para resolver problemas que não comprometam as necessidades humanas. O engenheiro de segurança no trabalho, por exemplo, assegurará que ninguém dentro do ambiente de trabalho sofra acidentes, sejam físicos ou psicológicos, e organizará programas de prevenção, inspeções e laudos técnicos. É possível até dar palestras para SIPAT.
O mercado para quem tem interesse em ingressar nesta área cresce a cada dia. Os gestores estão mais conscientes de que precisam oferecer ambientes de trabalho seguros, pois isso influencia na permanência do funcionário na empresa. Contratar um engenheiro de segurança no trabalho para vistoriar o empreendimento é uma valorização de duas vias: do profissional e do colaborador. A preparação do país para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas também são fatores influenciadores para ampliação desse mercado por causa da demanda de pessoas.
A Engenharia de Segurança no Trabalho permite ao profissional o aprendizado de ações estratégicas, o que dá valor a todos os processos operacionais. Por isso, aquele que embarcar nessa área precisa estar bastante atualizado com relação às novidades do ramo, pois dependerão dele o desenvolvimento, a produção, a construção e a operação das tarefas. Isso inclui consultorias em empresas privadas e atendimento em órgãos públicos. A demanda de trabalho está focada, em grande maioria, nas indústrias, mas nada impede que o engenheiro assessore gestores que queiram melhorar a segurança dentro do ambiente de trabalho.
O curso de Engenharia de Segurança no Trabalho é uma pós-graduação que exige a formação em Engenharia, por ser uma área especializada. Se o desejo é ficar por dentro só para ter certeza da escolha, a dica fica por conta de cursos, sejam técnicos ou online, que oferecem um embasamento que lhe ajudará a descobrir se a profissão foi feita para você.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosConheça áreas em alta no mercado, descubra especializações acessíveis e veja como é possível atuar até mesmo em carreiras no…
Conheça os principais conteúdos abordados em um curso de informática básica e veja como essa formação abre portas no mercado…
Os cursos de marketing são ideais para quem deseja se destacar em um mercado competitivo. Conheça especializações que podem impulsionar…
O curso de empreendedorismo ensina mais do que abrir um negócio. Descubra como aprender empreendedorismo online pode transformar suas ideias…
Entenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…