Afinal, o que é Sisu e ProUni?

Postado por Admincursos | 6 de junho de 2013 | Deixe aqui seu comentário

 Ambos contribuem para que as pessoas ingressem na faculdade com a nota do Enem

Em época de Enem, o pensamento de muitas pessoas está focado nas chances de ingressar no ensino superior e conseguir alavancar a carreira profissional. Independente de ser vestibulando ou não, aqueles que se inscrevem para fazer essa prova tem interesse em entrar em uma instituição de ensino de qualidade e estudam muito para ter uma pontuação que aumente essas possibilidades. Sem contar que o Enem está atrelado aos sistemas Sisu e ProUni, que tem como objetivo ajudar os estudantes a terem acesso às universidades.

Muitas pessoas descobrem a influência do Sisu e do ProUni um pouco tarde. Este ano, as inscrições para esses sistemas já foram finalizadas, mas, se sua meta não é prestar o Enem este ano, pode começar a levar em consideração esses dois métodos para tentar uma vaga em uma universidade. Ambos são gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e dispensam os interessados dos grandes vestibulares, ficando dependentes do resultado do Enem.

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) lista as universidades públicas que oferecem vagas para aqueles que participam do Enem. Trata-se de um processo seletivo que acontece duas vezes por ano (no início de cada semestre) e as inscrições são realizadas via internet. A classificação ocorre pela pontuação, onde o estudante é direcionado às vagas ofertadas para instituições de ensino superior pública.

No caso do ProUni (Programa Universidade para Todos), o critério exigido é praticamente o mesmo do Sisu, onde o peso da nota do Enem é totalmente influente. Nesse caso, esse sistema oferece bolsas de estudos integrais ou parciais em instituições privadas, seja graduação ou formação específica. Além da nota tirada no Enem, considera-se o ensino médio completo em rede pública, renda familiar de até três salários mínimos, ser portador de deficiência física, ter sido bolsista em escolas particulares, entre outros.

Quem se inscreve no Sisu também pode participar do ProUni, desde que a pessoa tenha o perfil exigido por esses sistemas. Se o aluno for aprovado em ambos, ele deverá optar por um deles, pois não é permitido usufruir de duas bolsas de estudos ao mesmo tempo. Lembrando que não é preciso participar de vários processos seletivos, o que anula o gasto com diferentes pagamentos de taxas de inscrição. Sem contar que dispensa a necessidade de mudar de cidade para prestar a prova, sendo que o Enem é o bastante.

Assim que cadastrados, a verificação das vagas disponíveis nas universidades acontece online. É preciso checar quais instituições de ensino estão cadastradas nesses dois sistemas para que não ocorram problemas na hora da matrícula.

A dica: estude bastante, pois o Enem se tornou um atraente para aqueles que querem ter uma graduação. Isso quer dizer que a concorrência é altíssima.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos