A escolha pelos concursos públicos

Postado por Admincursos | 20 de junho de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Prestar a prova vai muito além dos benefícios salariais, como também de afinidade profissional

Nem sempre estamos satisfeitos com as nossas carreiras, não é? Às vezes, não é nem questão do trabalho ser ruim, do ambiente não ser agradável ou do chefe não ser maleável. Muitas pessoas estão em lugares muito bons para exercer a profissão, mas, quando a preocupação maior se torna o salário, prestar concursos públicos se torna a única solução para quem quer ter estabilidade e garantia de empregabilidade. Porém, além de fazer a escolha certa, é preciso impor disciplina na rotina para conseguir ser aprovado.

Como escolher um concurso público?

É difícil encarar uma prova tão trabalhosa sem pensar em certos fatores, como a oferta salarial. Mesmo que o salário seja muito atraente, as pessoas costumam pular a importância do tipo de carreira e do segmento que seguirão como servidor público. Afinal, em teoria, é um trabalho que durará por anos, então, não adianta entrar nesse universo sem considerar o que você fará. Por mais que o concurso público pareça ser a solução para a vida profissional, é preciso considerar esse fator na hora de fazer a inscrição.

Se você é daqueles que não tolera ficar estagnado no mesmo segmento, talvez, ser servidor público não combine com seu perfil. Por isso, analise se as atividades exercidas como concursado atenderão suas expectativas. Outra coisa que precisa ser levada em conta é o tempo de estudos. Ao contrário dos vestibulares, a aprovação no setor público pode levar anos. Para se dar bem, 1 ano entregue às apostilas é o bastante para a pessoa se sentir preparada para prestar concurso público.

Cada instituição que abre as vagas possui métodos de avaliação diferentes e exigem desde disciplinas básicas, como português e matemática, até questões de lógica e que tenham a ver com o segmento da empresa – este detalhe é bastante solicitado pelos concursos bancários. Dessa forma, é preciso decidir também se você prestará concurso público para a área municipal, estadual ou federal. As vagas federais são as mais cobiçadas pela remuneração e pelos benefícios, como a aposentadoria.

As áreas que mais abrem concursos públicos são a bancária, a policial, a fiscal, a administrativa e a tribunal. Há muitas pessoas que estudam duas áreas diferentes ao mesmo tempo, o que pode prejudicar a absorção de conteúdo para prestar a prova. Por isso, o indicado é focar em um só.

Se você está decidido, saiba que os concursos públicos com faixa salarial muito alta são os que possuem os exames mais difíceis, o que exigirá o preparo ainda maior. Em média, aqueles que querem prestar para ocupar vagas em que se pede apenas o ensino médio, 6 meses a 1 ano são suficientes, ao contrário dos graduados, cujos concursos geralmente possuem salários rechonchudos, o que exige uma maior imersão nos estudos.

Alguns órgãos demoram a convocar os aprovados. Por isso, ter um controle financeiro é uma boa para não ficar dependendo apenas do resultado do concurso público.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *