Por dentro do que é o FIES
Postado por Admincursos | 13 de junho de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Recorrer ao financiamento é uma ajuda para quem quer fazer graduação em universidades privadas
Depois de falar sobre o Sisu e o ProUni, há muitas pessoas que recorrem ao FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para ingressar em uma universidade. Para quem está perdido, esse programa ajuda a financiar o valor da mensalidade daqueles que se matriculam em ensino superior privado. Também chamado de linha de crédito, a oportunidade de financiamento não é apenas voltada para pessoas de baixa renda, como também para aqueles que se sustentam sozinhos, por exemplo, e não têm como assumir a dívida.
Contudo, o FIES beneficia o estudante dependendo do valor da mensalidade.
A ideia principal que sonda o FIES é pagar a faculdade só quando o aluno estiver formado. Ele completa o estudo e depois assume a dívida financiada em parcelas, para que não fique pesado no bolso. As taxas de juros são baixas, sendo 3,4% ao ano para todos os cursos de universidades que estejam de acordo com o SINAES, ou seja, que tem conceito maior ou igual a 3 e que estejam enquadradas no FIES. Para que a aprovação do financiamento seja possível, o estudante precisa estar matriculado em instituições que atenda ao programa.
As pessoas que podem solicitar o financiamento são aquelas que estão matriculadas em faculdades não gratuitas e com boa avaliação pelo MEC. Quem fica de fora são aqueles que já foram beneficiados com o FIES, que estejam inadimplentes no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), que possuem renda familiar mensal abaixo de 20% ou que esteja acima de 20 salários mínimos, entre outros itens. Prestar o Enem é uma peça essencial para quem quer tentar o FIES.
A partir do momento que a solicitação é aprovada, o pagamento da matrícula também entra no processo de financiamento. A inscrição para o FIES acontece online, onde os interessados precisam acessar o SisFIES para cadastrar os dados pessoais, o curso pretendido e a instituição de ensino. A validação dessas informações ocorre na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que inclui uma banca que chega a possuir os representantes da instituição de ensino escolhida.
Aprovada, a documentação precisa ser levada aos agentes financeiros do programa, que podem ser encontrados nos bancos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Só assim para formalizar o pedido de financiamento. A partir disso, os alunos precisam ficar de olho nos prazos, pois eles são contados a partir da data de inscrição no SisFIES, e o período também conta os finais de semana.
Portanto, atentem-se as datas e verifiquem a disponibilidade de tempo para resolver os trâmites do pedido de financiamento para não perder a oportunidade de ingressar em uma universidade.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos