Se preparando para o concurso público

Postado por Admincursos | 27 de junho de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Fique por dentro de algumas dicas que lhe ajudarão a se dar bem na hora de fazer a prova

Pensar em concurso público é praticamente o mesmo quando se refere a prestar vestibular, mas com um pouco mais de dificuldade. Além de saber das disciplinas básicas como português e matemática, tentar uma vaga e se tornar um servidor público requer um pouco mais de esforço e domínio da entidade que abriu o edital de vagas. Sem contar que eles atraem uma grande concorrência devido às oportunidades, tais como tempo de serviço, a ausência de risco de demissão e os altos salários que oferecem estabilidade financeira.

O conhecimento é a arma secreta para se dar bem na prova, mas há outros detalhes bastante pertinentes para quem quer ser convocado. Uma delas é prestar atenção ao edital. Como concurseiro, não basta ver a oportunidade profissional como uma possível solução dos problemas. É preciso se atentar à documentação que pode oferecer muita coisa, especialmente no que condiz aos estudos. Fique de olho nas disciplinas solicitadas, critérios de correção, data, horário, local e o tempo de duração da prova.

É preciso também considerar a banca examinadora, pois cada uma tem um estilo de avaliação diferente. Isso ajuda a sair na frente de outros candidatos. Quando esse item não é divulgado por quem oferece o concurso público, a dica é dar uma olhada nas provas anteriores e fazê-las para ter uma pequena noção do que será enfrentado assim que estiver diante da versão original. Fazer simulados é uma ótima maneira de praticar, especialmente para quem não tem o costume de passar pela pressão dos concursos públicos.

Incluso a todo esse pacote, está a questão óbvia que é a dos estudos, que precisam ter um método e uma disciplina a serem seguidos. Aponte prioridades na hora de entregar a mente nos livros e nas apostilas, sem se esquecer da tarefa de resolver questões e testes referentes ao tema estudado. Não adianta ficar só na teoria, pois a prática lhe dará mais confiança na hora de enfrentar a prova. Intercalar matérias também é de grande ajuda, pois assim o tédio não bate de frente com você e dá um novo ar à rotina de estudos.

Se dedicar ao concurso público não quer dizer que você tenha que abrir mão das pausas e dos momentos de lazer, pois são eles que darão um relaxamento para enfrentar a rotina de estudos, de maneira a evitar o esgotamento. As pausas são de suma importância para dar uma refrescada no cérebro e livrá-lo da sensação de ler e reler a mesma coisa e não absorver nada. Fazer outras coisas além de estudar evita que você fique cansado e estagnado, sem contar que não dá oportunidade para o sentimento de desistência.

Lembre-se que prestar concurso público requer um período longo de preparação, em média 1 ano dependendo do edital. Não ficar bitolado é uma das regras para sobreviver e derrubar a concorrência.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *