Regras básicas para concordância verbal

Postado por Admincursos | 11 de julho de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Saiba como localizar o verbo de ação e aplicá-lo de acordo com o sujeito da frase

Para dar sequência as principais dúvidas gramaticais para quem pretende prestar concurso público, outro bastante comum é a questão da concordância verbal. Essa regrinha da língua portuguesa se dá quando o verbo precisa se adequar ao sujeito da frase, o que pode gerar certa dificuldade na hora de identificar quem é quem em uma oração. Eis abaixo um exemplo que costuma gerar confusão:

Exemplo: Aluga-se ou alugam-se apartamentos.

A presença do “se” pede que a frase fique na forma passiva. No caso do exemplo acima, a ação vem da forma no plural da palavra “apartamentos”. Sendo assim, o verbo da ação deve se adequar a ele, o que faz com que “alugam-se” seja a maneira correta. Dessa forma, fica bem claro que o verbo concorda com o sujeito em número ou em pessoa. No caso do sujeito ser coletivo, o verbo fica no singular, conforme o exemplo abaixo:

Exemplo: O grupo invadiu o estádio na final do campeonato de futebol.

A forma incorreta para a frase acima seria: O grupo invadiram o estádio na final do campeonato de futebol. O sujeito é uma unidade, mesmo que a palavra “grupo” se refira a mais de uma pessoa, ou seja, um coletivo.

Uma confusão que pode ocorrer também é quando o sujeito é um coletivo especificado. Nesse caso, a oração ficaria da seguinte forma:

Exemplo: O grupo de fãs invadiu ou invadiram o estádio na final do campeonato de futebol.

A flexão do verbo para o singular ou o plural, neste caso, está correta por causa da palavra “fãs”. O mesmo vale para os coletivos partitivos (metade, a maior parte, maioria), onde o verbo também pode ficar tanto no singular como no plural.

Outra dúvida bem corriqueira é quando o sujeito está atrelado à expressão “mais de um”. Nesse caso, o verbo fica no singular:

Exemplo: Mais de uminvadiu o estádio na final do campeonato de futebol.

Para reforçar o conteúdo deste post, na próxima semana falaremos sobre regência verbal para dar uma fortalecida nos seus estudos para o concurso público.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *