Regras básicas de regência nominal
Postado por Admincursos | 25 de julho de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Neste caso, é preciso prestar atenção no nome e não no verbo, como acontece na regência verbal
Vamos complementar seus estudos de concurseiro com algumas regrinhas sobre regência nominal. Ao contrário do que vimos na semana passada, o caso de hoje tem a ver com a relação entre substantivo, adjetivo, advérbio transitivo e, claro, o complemento nominal. Nesse caso, a preposição também se faz necessária e é preciso compreender como funcionam os nomes cognatos. De uma maneira geral, a regência nominal se dá quando um nome exige outra palavra para complementar o sentido e a relação pede uma preposição.
Dessa forma, é preciso tomar cuidado para não pensar que a regência nominal é igual a verbal. Aqui, você precisa dar atenção aos nomes regidos pela preposição “a” e deixar de lado o verbo. Vale mencionar que nessa regra gramatical pode haver algumas palavras que podem pedir a crase.
Vamos aos exemplos onde ocorre a regência nominal?
O verbo obedecer pede a preposição ‘a’, pois uma pessoa obedece a algo ou a alguém. Há outros verbos que pedem preposições diferentes, como é o caso de devoção, que pode exigir o complemento “a”, “para”, “com”, “por”.
Preste atenção também nos advérbios que podem aparecer de surpresa na hora da prova, tais como longe de e perto de. Em livros gramaticais, há uma lista sobre eles e é bom dar uma lida para assimilá-los. Atente-se naqueles que terminam com o sufixo “–mente”, pois eles tendem a seguir as mesmas regras de alguns adjetivos, como relativo à (relativamente à).
Os adjetivos também fazem parte das regras que compõe a regência nominal e a lista é um pouco grande. As mais comumentes são acessível (a), agradável (a), descontente (com), insensível (a), necessário (a), favorável (a), entre muitas outras que vão requerer do concurseiro uma decoreba básica e, claro, muita prática para memorizar as regras.
Para não se perder, vale recordar a regra de verbos transitivos e intransitivos, que foram explicados no post sobre regência verbal. Identificar o objeto da frase é um bom passo para identificar a regência nominal e assinalar a alternativa correta.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Receba gratuitamente nosso guia: Como otimizar o tempo nos estudos
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos