Escrevendo bem na internet

Postado por Admincursos | 1 de agosto de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Com a prática, dá para produzir conteúdo influente na web, seja de cunho pessoal ou profissional

A língua portuguesa é a quinta mais usada na internet, sabiam? Isso não é novidade para ninguém, pois o Brasil é o país que tem mais usuários nas redes sociais e eles não perdem uma boa oportunidade para compartilharem informações sobre o dia a dia. Claro que, quem atua na área de mídias sociais, tem plena noção de que se trata de trabalho e, escrever bem na internet, é um detalhe muito importante para engajar posts. Assim, a empresa é representada na web e esse profissional garante a visibilidade dela online.

Claro que em redes como o Twitter, usar abreviações se faz necessário, tais como a popular ‘vc’ que se refere a ‘você’. Fazer isso não é errado, pois os usuários estão habituados com a linguagem da internet e sabem o que ela significa. Não é porque o universo online pede certa rapidez que os textos devem ser escritos na correria. Aquela velha dica de redação sobre ler bastante é válida, assim como pesquisar também. Se você quer trabalhar com produção de conteúdo para web, se aprofunde nesse universo e leia sites diferentes.

Há muitas páginas de empresas no Facebook, o que dá plena noção do tipo de texto que deve ser usado por lá. Essa é uma forma de entender o público-alvo e a linguagem usada pela empresa. Ao fazer uma breve análise, você notará que a grande maioria investe em conteúdo com parágrafos curtos, escritos com o objetivo de atingir aquele que lê, de forma direta. As abreviações são sempre um ponto delicado e que não devem ser confundidas com a linguagem informal.

Daí, entra em cena o webwriting (escrita online), que fará você escrever bem na internet. Seja em blog pessoal ou de cliente, ler e pesquisar são muito importantes. A linguagem web é totalmente diferente de uma redação feita à mão, mas isso não quer dizer que o texto não pode ser um pouco longo. As pessoas prezam por conteúdo de qualidade e querem sentir ao acessar o site que os autores se preocupam com o teor da informação. Para não perder o visitante, aponte a informação já na abertura do texto, com palavras-chave sobre o tema.

Faça parágrafos curtos de até 6 linhas e, se for possível, coloque referências (links externos) para dar mais força ao texto.

A dica final, e não menos importante, é revisar e escrever sempre mais. Se você deseja aprimorar seus conhecimentos, há muitos cursos destinados para webwriting, mas um focado em escrita e redação voltado para quaisquer veículos de comunicação pode vir a calhar, até para quem vai prestar vestibular este ano. Não se esqueça de aproveitar a oportunidade para praticar as novas regras ortográficas.

Com bastante treino, você não dominará apenas a linguagem web, como também dará um passo importante para enriquecer o currículo e trabalhar na área de mídias.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos