Escrita e redação: do planejamento à prática

Postado por Admincursos | 29 de agosto de 2013 | Deixe aqui seu comentário

Com organização e concentração é possível desenvolver técnicas para produzir um texto de qualidade

Já estamos no segundo semestre e esse é o momento em que a maioria dos vestibulandos começa a correr contra o tempo para colocar os estudos em dia. Em meio à bagunça, é bem provável que deixem a redação e a escrita de lado. O tempo que parecia longo demais agora é curto, e não dá mais para inventar desculpas. É bem provável que quem vai prestar vestibular este ano tenha acumulado alguns assuntos a serem estudados, sem considerar a produção textual. Uma loucura!

Nessa hora, é melhor respirar fundo e voltar a organizar os estudos tendo um cronograma como base. É nesse momento que é preciso analisar as matérias que estão em atraso para dar prioridade a elas. Não vale se esquecer das demais disciplinas, pois elas também precisam ser assimiladas para garantir uma ótima pontuação, fator influente para quem prestará universidades federais. A redação e a escrita entram como a parte mais desafiadora, especialmente para quem não tem o hábito de escrever.

Redação: plano de escrita

Reserve um tempinho para que você possa se antenar sobre os estilos de textos, pontos de vista, novas regras ortográficas, entre muitos outros fatores que podem ser cobrados no vestibular na hora de dissertar sobre o tema da redação. Quem não tem o hábito de escrever é imprescindível perder o receio para colocar os pensamentos no papel ou no computador, pois só assim será possível desvencilhar o drama na hora de tentar produzir algo. O nervosismo gera bloqueio criativo e, com a prática, se torna mais fácil contornar esse impasse.

Na hora de treinar a escrita, escolha um tema qualquer e organize os argumentos de maneira que o texto tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. É esse o plano de redação e escrita que deve ser seguido. Use a voz na terceira pessoa e não tente aplicar palavras mirabolantes para tentar convencer a banca, pois isso não é garantia de que seu texto será o melhor. Para uma redação de vestibular, 25 a 30 linhas são o mínimo e máximo exigidos, quebrados em 4 a 5 parágrafos. No caso do Enem, essa organização também é válida.

Além disso, há alguns fatores que podem (e devem) ser evitados na hora de fazer o plano de escrita e redação, como gerúndio em excesso, estrangeirismo e linguagem da internet. Para escrever bem só mesmo com muita prática, especialmente para quem tem dificuldades em compreender as regras gramaticais.

Para quem treinou e ainda se sente inseguro, um curso online de escrita e redação pode ser de grande ajuda por ter exercícios práticos. Para quem está sem tempo, essa é uma opção bastante viável, pois ele pode ser feito em casa. Sem contar que o aluno pode tirar dúvidas com professores que estarão disponíveis para corrigir os textos e tirar as dúvidas. Em pouco tempo, você conhecerá os principais macetes das técnicas e dos tipos de redação, e as diferenças entre a linguagem usada em cada texto.

Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *