Falar em público: como contornar os obstáculos?
Postado por Admincursos | 23 de setembro de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Muitas pessoas ainda tentam sair pela tangente, mas há como encarar esse desafio e ter sucesso
Falar em público não é uma tarefa fácil. Por mais que uma pessoa seja veterana no assunto, não há como evitar a ansiedade que gera os tiques nervosos e as mãos suadas. Todo o conteúdo da apresentação pode estar na ponta da língua, mas, entrar em pânico, pode gerar aquele branco básico que acarreta em cenas de gagueira. A situação poderia estar nos conformes, mas não tem como evitar os imprevistos. Ainda mais quando é a carreira que está em jogo, pois o chefe pode muito bem lhe pedir uma apresentação para alguns sócios.
Os erros mais cometidos para quem ainda tem receio em falar em público são realmente causados pelo nervosismo. Seja para apresentar um projeto, vender algum produto, defender uma tese ou contribuir em uma reunião, lá está ele para gerar calafrios. Todo mundo busca aceitação e aprovação e, ao pensar muito nisso, é comum a fala travar. Dialogar com gerentes é totalmente diferente de fazer uma apresentação de um trabalho na faculdade, mas, em ambos os casos, é preciso defender uma ideia.
Há pessoas que se sentem confortáveis e seguras na hora de falar em público quando tem algo em mãos, uma colinha que muitos não aprovam. Contudo, usar um papel com a sequência da apresentação é de grande ajuda para que o orador não se perca. Atrelado a isso, há os projetores que enriquecem o processo e conseguem manter a atenção da plateia por mais tempo. Inclusive, esse item ajuda a relembrar o que foi organizado para a apresentação e deve ser pensado como um conteúdo de apoio.
O laser com a luz vermelha é típico em apresentações, mas, se você é daqueles que tremem, evite. Ao ver que isso acontece, a pessoa tenta se controlar, o que aumenta ainda mais a ansiedade e o nervosismo.
Timidez na hora de falar em público
As pessoas mais tímidas são as que possivelmente mais sofrem com o desafio de falar em público. Há aquelas que são reservadas e conseguem se articular bem, mas há outras que não tem jeito e precisam pensar em algum treino. A dica é não misturar o fato de ser tímido com a possibilidade de não conseguir se comunicar com o público. Isso gera as travadas típicas, pois é uma ideia enraizada no consciente de quem precisa se expor.
Entre o nervosismo e a timidez está a ansiedade que surge com o comportamento do orador pensar no que lhe aguarda. Daí, acontece aquele momento de temer quedas no palco, de pensar que o pen drive está corrompido, entre outros fatores que deixa uma pessoa neurótica e focada nos erros, o que acarreta na falta de concentração. Para contornar esses dilemas, se prepare com antecedência e estude o tema. Se for um pedido da empresa, tente se habituar ao assunto e tire dúvidas na hora de montar o que será colocado no material de apresentação.
Para curar a timidez, algumas pessoas recorrem ao teatro ou então para os cursos para falar em público, pois o lado emocional sempre tem a capacidade de comprometer as apresentações. Com prática, o aluno aprende a ter mais desenvoltura e volta a acreditar em si mesmo na hora da oratória, o que lhe confere a postura para controlar a linguagem corporal.
Quer ganhar mais confiança para Falar em Público?
O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos