É difícil segurar a mão na hora de gastar, mas pense que esse controle será um ponto positivo na sua vida
O ano não acabou, mas há quem esteja no vermelho por causa da falta de controle das finanças pessoais, antes mesmo das festividades de dezembro. Pagar a escola das crianças, as compras mensais do supermercado e a mensalidade da faculdade são alguns itens que pertencem à lista de dívidas recorrentes. Independente do período é preciso descobrir no que você tem gastado mais dinheiro para poder apertar o bolso e cortar os exageros. É difícil, ainda mais quando se está “acostumado” a comprar em excesso, mas não é impossível.
Nem todo mundo se lembra de onde o salário foi parar no final de cada mês. Isso é um mau sinal, pois é meio caminho para o descontrole financeiro. Dessa forma, é preciso ter um plano que pode muito bem ser traçado naquela velha e ótima planilha do Excel para administrar as finanças pessoais. Coloque os gastos de cada mês, inclusive aqueles que parecem bobos, pois são eles que causam mais furos no orçamento. Assim, cria-se um controle, o que lhe dará uma visão de onde o dinheiro vai, inclusive, sem necessidade.
Por meio dessa planilha, você terá o conhecimento financeiro por mês. Ao fazer isso, é bem provável que fique em choque quanto aos itens desnecessários, como lanchinhos fora de hora, acessórios comprados em excesso ou aqueles programas com os colegas que levam quase metade do dinheiro embora. Porém, é importante considerar, a partir do momento em que se deseja economizar, que a diversão ou a compra de alguma coisa para deixar o ego feliz não é crime, basta reservar lá na planilha um valor mínimo permitido para mimos pessoais.
Os pais podem criar um orçamento familiar bastante eficiente. Comece o planejamento em cima dos valores das dívidas mais recorrentes no lar, como a mensalidade escolar e compras no supermercado. A partir daí, lance na planilha as outras vistas como “menores” para ter uma visão geral do quanto é gasto e do quanto sobra no final de cada mês. Cuidar do próprio dinheiro não quer dizer que você é “mão de vaca”, mas precavido. Vai que acontece alguma emergência na família e não há nem dinheiro e nem limite no cartão para bancar alguns remédios? Ninguém quer passar por isso, certo?
Quem não sabe por onde começar, há cursos online de Finanças Pessoais que oferecem o entendimento no controle de gastos e dívidas, de maneira a oferecer ao aluno um ponto de partida para lidar com dinheiro e dar uma noção de como economizar. Tendo essa carta na manga é bem provável que será muito mais fácil pensar com mais consciência na hora de investir em algum projeto, sem pensar na rentabilidade.
Dominar as Finanças Pessoais é uma forma de Educação Financeira que precisa se tornar hábito na vida daqueles que fazem gastos maiores que o orçamento.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosSe você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…
Com horários flexíveis e baixo investimento, um curso de estética online pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão…
A duração de um curso de inglês varia bastante de acordo com o método, a frequência dos estudos e o…