As profissões do futuro na área petrolífera
Postado por Admincursos | 31 de outubro de 2013 | Deixe aqui seu comentário
Com o leilão do campo de Libra, fique por dentro das carreiras que poderão bombar nos próximos anos
Vocês devem ter se deparado com as notícias sobre o leilão do campo de Libra, local onde há a maior concentração de petróleo que já foi descoberta em território nacional. Antes de falarmos da parte mais empolgante deste assunto, muitas pessoas ainda se perdem quando escutam algo sobre o pré-sal. Esse termo faz referência às reservas de petróleo e de gás natural que ficam localizadas debaixo de uma camada extensa de sal, ou seja, no fundo do mar. No caso do campo de Libra, ele se localiza na Bacia de Santos.
O leilão do campo de Libra ainda é um fator polêmico, mas é importante destacar as profissões que poderão ganhar bastante destaque devido ao futuro plano de negócios e de exploração da área. Pelo menos, no que condiz a esses processos, há grandes expectativas para a melhora da economia brasileira. O consórcio formado pela Petrobras, Shell, Total, CNOOC e CNPC será o responsável em delimitar tudo o que acontecerá em torno do campo de Libra e isso requisitará mão de obra qualificada e especializada para atender a demanda de trabalho.
A começar pelos formados em Geologia, onde aqueles que possuem especialidade em Geofísica podem se destacar. Os profissionais dessa área compreendem a estrutura e a composição, como também as propriedades físicas da Terra. Vale mencionar aqueles com especialização em Petrofísica que também poderão ter destaque, pois partirá dessa mão de obra qualificada a missão de estudar as propriedades físicas das rochas, como também de fazer os ensaios laboratoriais e estudos de campo.
Para aqueles que querem migrar ou iniciar uma carreira em Engenharia, os engenheiros de perfuração também terão papel importante. Tudo porque eles possuem como base da profissão o desenvolvimento de projetos de plataformas de exploração dos poços e do gerenciamento de todas as operações que acontecem em torno delas. O pré-requisito nessas duas áreas é ser formado em engenharia, se sentir à vontade com a vida em alto-mar, ser fluente em inglês, ter afinidade por cálculos matemáticos e com dados de física e química.
Por causa do fenômeno do pré-sal, outra carreira que efervescerá devido à necessidade de maximizar a produção dos poços e das jazidas de petróleo e de gás natural é a Engenharia de Petróleo, onde se atua tanto em plataformas marítimas, como nas empresas que operam esses dois elementos, como o caso da Petrobras. Da mesma forma que o engenheiro de perfuração, é necessário lidar com cálculos, gostar de trabalhar em equipe, dominar tecnologia e, acima de tudo, ter curiosidade em sempre adquirir mais conhecimento.
De acordo com o Portal Brasil, o campo de libra, por ser a maior reserva do pré-sal nacional, retornará uma quantidade de 8 a 12 bilhões de barris de óleo recuperável. Isso significa que muita mão de obra será necessária.
Conheça em nosso site Cursos que ajudarão você entrar na universidade. Matricule-se!
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursos