Esses dois itens são essenciais para organizar aulas para crianças, uma atitude que não é nem um pouco impossível
Todos nós sabemos a importância do planejamento de ensino. Especialmente na Educação Infantil, pois é nesse período que começamos a experimentar o mundo. Saímos dos cuidados dos nossos pais para passarmos mais tempo dentro de círculos sociais, onde o mais influenciador é a escola. Professores focados nessa área de aprendizado têm como uma das dezenas de funções pensar na grade curricular anual que deve ter propostas pedagógicas que influenciam de maneira positiva os alunos, além de mantê-los interessados nas aulas.
Em meio a tanta tecnologia, os professores de Educação Infantil também encontraram na informática muitos desafios, mas que não deixam de ser alicerces para oferecer dinamismo ao aprendizado que, ao invés de separar as crianças, as mantêm unidas por meio de trabalhos e de jogos em grupo. É verdade que, conforme os anos passam, a exigência para ser autêntico na hora de aplicar alternativas de ensino pode incomodar, mas é importante não se esquecer de que tudo começa com um bom projeto e um bom planejamento de ensino.
O projeto e o planejamento de ensino começam no consenso entre docente e a direção. É um processo de gestão escolar, onde o responsável pela área pedagógica terá que atuar conforme o perfil da instituição. Assim, definem-se metas e conteúdos curriculares, ao mesmo tempo em que se mede o desempenho dos alunos para contrabalançar os pontos positivos e os negativos de determinada abordagem. Se o professor tem uma ideia excelente, a direção será a responsável em autorizá-la ou então o gestor escolar ou o coordenador pedagógico.
Entre o aprendizado, os professores podem investir em brincadeiras dentro da temática da aula ou até mesmo depois dela. Pinturas, desenhos e colagens atraem a atenção dos pequenos. Muito melhor que a aula verbal, onde o docente não traz nenhum atrativo visual para a criança. Lembre-se que essa é uma fase de experimentação e qualquer novidade que tenha a ver com Educação Infantil é bem aceita.
As crianças são inquietas e gostam de colocar as mãos em prática. Faça dinâmicas com música e invista em peças teatrais, mesmo que aconteçam só na sala de aula. Os pequenos são curiosos e, se o professor incitar esse sentimento da maneira correta, a aula fluirá e é bem provável que os objetivos sejam alcançados.
Por isso, é necessária uma relação de confiança entre todos os que estão envolvidos com a Educação Infantil. Não é fácil planejar aulas, especialmente para as crianças que perdem o foco muito rápido. Mesmo assim, trata-se da parte fundamental para que o professor seja mais bem-sucedido em cada aula que ministrar. Um projeto bem alinhado traz sucesso não só para o educador, como também para as crianças.
Quer ganhar mais confiança e ingressar na área de Planejamento de Ensino?
O site do Cursos 24 horas tem várias opções para você que deseja ficar mais qualificado para buscar uma nova oportunidade na carreira. Com flexibilidade, você estuda, tira as dúvidas online e ainda adquire o certificado no final do curso escolhido.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosSe você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…
Com horários flexíveis e baixo investimento, um curso de estética online pode ser o primeiro passo para transformar sua paixão…
A duração de um curso de inglês varia bastante de acordo com o método, a frequência dos estudos e o…